08/08/2017

A LAGOA AZUL, O FILME QUE EMBALOU O CLIMA ROMÂNTICO DA SESSÃO DA TARDE



Brooke Shields foi uma das atrizes mais badaladas do início dos anos 1980. Trabalhou em diversos seriados e filmes, sendo os mais famosos Amor Sem Fim e A Lagoa Azul.
A Lagoa Azul (The Blue Lagoon, em inglês) é um filme norte-americano de romance dirigido por Randal Kleiser e lançado em 1980. Além de Brooke Shields, ele é estrelado pelo ator Christopher Atkins.
Baseado no romance The Blue Lagoon, de Henry De Vere, A Lagoa Azul conta a história de duas crianças sobreviventes de um naufrágio isoladas em uma ilha tropical do sul do Pacífico. Distante da civilização, elas são obrigadas a sobreviver sozinhas. Além de contar o dia a dia de ambos na ilha, o filma narra a história de amor que vai surgindo à medida em que ambos crescem. Fala de descoberta da sexualidade e, de certa forma, da transição da adolescência para a vida adulta.
O sucesso no Brasil foi estrondoso. Brooke Shields transformou-se numa espécie de ídolo adolescente. Sua presença em capas de revistas era constante. O VHS do filme teve ampla acolhida nas locadoras, mas ele foi visto principalmente através da Sessão da Tarde.
Brooke Shields tinha apenas 14 anos quando fez o filme, o que escandalizou alguns setores mais conservadores da sociedade americana. Algumas pessoas disseram que se tratava de pornografia infantil. Mas as cenas de nudez com a personagem de Brooke foram feitas por uma dublê. Os seios sempre apareciam cobertos pelo cabelo.
O detalhe é que o livro que inspirou o filme teve duas adaptações anteriores, uma realizada em 1923 e a outra, em 1949. Uma continuação foi lançada em 1991 com o título De Volta à Lagoa Azul, com Mila Jovovich no papel da protagonista. Foi um tremendo fracasso de público e crítica.
Assim como O Feitiço de Áquila, Em Algum Lugar do Passado e outros filmes, A Lagoa Azul ajudou a embalar as tardes românticas da Sessão da Tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário