06/08/2017

BOLINHA, ESTÁ NA HORA DE VOCÊ ENTRAR NA LINHA


O paulista Edson Cabariti nasceu na cidade de Santos, em 1936, e faleceu na capital do estado, em 1998. Ainda menino, mudou-se com a família para a Araçatuba, onde iniciou a carreira de locutor esportivo.
Cabariti começou a trabalhar na televisão na antiga TV Excelsior, onde era o responsável pelos flashes sobre esportes do programa Últimas Notícias. Sua carreira como apresentador de programas de auditório começou meio por acaso, quando foi chamado às pressas para substituir Chacrinha, que tinha se desentendido com os diretores da emissora. O detalhe é que ele não só conseguiu levar o programa adiante, como ajudou a aumentar sua audiência.
Foi assim que Edson Cury, seu nome artístico escolhido por “ser mais sonoro no rádio”, entrou para o showbizz. Ele apresentou o programa Clube do Bolinha durante 20 anos, de 1974 a 1994, nas tardes de sábado da TV Bandeirantes.
O que chamava a atenção em Edson Cury era seu porte robusto (1,88 metro de altura e mais de 100 quilos) e suas camisas excêntricas. Ele chegava a usar mais de um modelo no mesmo programa. Nem mesmo o apresentador Fausto Silva chegou a abusar tanto nas estampas das camisas
Artistas em início de carreira eram presença frequente no programa do Bolinha. Ele também mantinha um quadro chamado Eles & Elas, em que atuavam travestis e transformistas de todo o Brasil. Outro ponto interessante do programa eram as “boletes”, dançarinas contratadas para animar o palco (algumas chegaram a trabalhar com Chacrinha). Elas tinham nomes como Rose Cleópatra, Índia Amazonense, Kátia Pavão e Leda Zepellin.
Bolinha faleceu em virtude de um câncer no aparelho gastro-intestinal. Deixou uma fortuna avaliada em R$ 20 milhões que foi praticamente reduzida a zero pela única herdeira. Dizem que era uma pessoas muito solidária/caridosa, que ajudava seus funcionários e artistas.
Os fãs do Bolinha ainda hoje lembram da marchinha de abertura do programa: “Bolinha, Bolinha/Está na hora de você entrar na linha/Bolinha, Bolinha/Está na hora de você entrar na linha”. Curiosamente, ela foi composta pelo colega de ofício Raul Gil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário