28/08/2017

A CATIVANTE HISTÓRIA DE SASSÁ MUTEMA NA INESQUECÍVEL O SALVADOR DA PÁTRIA


Visto como um dos atores mais talentosos da TV brasileira, Lima Duarte protagonizou personagens inesquecíveis como Zeca Diabo (O Bem-Amado), Salviano Lisboa (Pecado Capital), Sinhôzinho Malta (Roque Santeiro) e Sassá Mutema (O Salvador da Pátria).
Exibida em 1989, O Salvador da Pátria tinha no elenco, além do próprio Lima Duarte, os seguintes atores: Maitê Proença, Betty Faria, José Wilker, Francisco Cuoco, Lúcia Veríssimo e Cecil Thiré, entre outros.
O Salvador da Pátria conta a história de Sassá Mutema, um boia-fria que é convencido a casar com a amante do homem mais poderoso da região, o deputado federal Severo Toledo Blanco (Francisco Cuoco). Quem trama o casório é o próprio Severo, cuja intenção é salvar seu casamento com Gilda (Susana Vieira). A história é descoberta pelo radialista Juca Pirama (Luís Gustavo), que é assassinado pouco tempo depois. A culpa recai em cima de Sassa Mutema, que é auxilidado pela professora Clotilde (Maitê Proença). As coisas mudam com a descoberta de que Juca Pirama não passava de um corrupto, aproveitador e demagogo. A popularidade de Sassá dispara e, obviamente, os políticos tentam tirar vantagem disso. Sassá é eleito prefeito da cidade, mas se rebela contra seus manipuladores e trilha uma carreira independente. Nesse meio tempo, ele se apaixona pela professorinha Clotilde (temos que lembrar que foi ela quem ajudou a transformar o simples boia-fria num político de grande prestígio).
A ideia original do autor Lauro César Muniz era transformar Sassá Mutema em presidente da República, mas em virtude das eleições presidenciais daquele ano, ela foi abortada. O receio era de que ajudasse a promover a candidatura do ex-metalúrgico Luís Inácio Lula da Silva.
O Salvador da Pátria é considerada uma das novelas de maior audiência da história da TV brasileira. O público se identificou com o personagem Sassá Mutema, além de que torceu pelo seu romance com Clotilde.
Ela ajudou a projetar a carreira da cantora Marisa Monte, que fez grande sucesso com a música Bem Que se Quis.
Lauro César Muniz escreveu outras tramas de grande sucesso, entre as quais Escalada, O Casarão, Os Gigantes e Roda de Fogo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário