11/08/2017

A CATIVANTE HISTÓRIA DO SANTO QUE FOI SEM NUNCA TER SIDO NA NOVELA ROQUE SANTEIRO


Proibida pela censura durante os anos 1970, a novela Roque Santeiro foi substituída às pressas pela reprise de Selva de Pedra, um grande sucesso de Janete Clair.
Roque Santeiro só entraria no ar em 1985, dez anos depois dessa fatídica proibição. Foi escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva, com o detalhe de que o primeiro escreveu até o capítulo 41 e, posteriormente, do 163 ao 209. O detalhe é que foi inspirada na peça de teatro O Berço do Herói, de autoria do próprio Dias Gomes.
A nova versão de Roque Santeiro contou com um elenco de primeira linha: Regina Duarte, José Wilker, Lima Duarte, Paulo Gracindo, Lucinha Lins, Cláudio Cavalcanti, Lídia Brondi, Cássia Kiss, Armando Bógus e Eloísa Mafalda, entre outros.
Os efeitos visuais da abertura chamaram bastante a atenção do público, mas o que bombou mesmo foi a trama sobre o santo que foi sem nunca ter sido. Na trama, Roque (José Wilker) volta para Asa Branca, sua cidade de origem, depois de anos desaparecido. Conta-se que ele tinha sumido após uma briga com um criminoso conhecido como Navalhada. Para sua surpresa – e principalmente para a surpresa de parte da elite da cidade –, ele era venerado como um santo milagreiro. Existia até uma suposta viúva do herói, papel vivido por Regina Duarte. Quando descobrem que o “santo” estava vivo, o padre (Paulo Gracindo), o coronel (Lima Duarte) e o principal empresário da cidade (Armando Bógus) entram em pânico. Eles tentam a todo custo esconder a identidade do novo morador de Asa Branca, mas ele se envolve com sua falsa viúva e amante do coronel Sinhozinho Malta.
Roque Santeiro foi uma das novelas de maior sucesso da história da Rede Globo, com índices de audiência que chegavam perto dos 100%. Sua trama envolvente cativou o público que assistia televisão às 20h30. Dizem que durante as eleições daquele ano, alguns políticos chegaram a cancelar comícios no horário em que ela era exibida por medo de não aparecer ninguém.
Outro mérito de Roque Santeiro foi a trilha sonora com música de Sá e Guarabyra, Roupa Nova, Zé Ramalho, Moraes Moreira, Alceu Valença e outros grandes nomes da MPB. Uma das músicas mais tocadas nas rádios foi Dona, música-tema da viúva Porcina (Regina Duarte), interpretada pelo grupo Roupa Nova.
Por falar em viúva Porcina, a personagem influenciou as mulheres Brasil afora com seus turbantes. Ela usava turbantes coloridos ou de cores específicas que combinavam com as roupas que usava naquele momento. A moda só passou depois do final da novela.
Roque Santeiro foi a primeira novela dos atores Patrícia Pillar, Cláudia Raia e Maurício Mattar.
A novela foi reapresentada duas vezes, sendo a primeira em 1991 e a segunda, em 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário