16/08/2017

A ASCENSÃO, PRESTÍGIO E QUEDA DO ORKUT ENTRE OS BRASILEIROS


O Orkut foi uma rede social criada nos Estados Unidos em janeiro de 2004. Recebeu esse nome de Orkut Büyükköten, um programador de origem turca.
No início, só conseguia ingressar no Orkut quem recebia convite de algum usuário cadastrado, o que ajudou bastante a aumentar a curiosidade sobre a rede. O número de cadastrados cresceu de tal forma que ele se tornou uma das redes sociais mais populares da época.
A mais antiga comunidade do Orkut foi a da Universidade de Stanford, na Califórnia, onde estudava seu criador Orkut Büyükköten.
Os países com maior número de usuários eram Índia e Brasil, que respondiam por 88% das inscrições. Ao todo, ele era acessado com frequência por 29 milhões de brasileiros.
A quantidade de brasileiros no Orkut cresceu de tal forma que, incomodadas, algumas pessoas começaram a criar comunidades de protesto. Aliás, dizem que esse foi um dos principais motivos da debandada de norte-americanos para o MySpace e, posteriormente, Facebook.
A mais popular comunidade do Orkut entre os brasileiros foi Eu Odeio Acordar Cedo, com 3 milhões de membros. A segunda com maior número de membros foi Eu Amo Final de Semana, com 2,4 milhões.
O Orkut possuía milhares de comunidades, muitas dedicadas a personalidades e nomes da história. Tinha também algumas bastante engraçadas como Eu Já Apanhei Silabicamente, Seu Madruga é X-Men, Lula Para Presidente da Argentina, Eu Tenho Medo do “Mesmo” e Eu Tenho Medo do Zé Gotinha.
O Orkut contava com mais de 600 aplicativos. Os mais populares entre nossos conterrâneos foi o BuddyPoke e o Colheita Feliz.
O que contribuiu bastante para a queda no número de usuários do Orkut foi a invasão de crakers, que aproveitavam as falhas no aplicativo para espalhar vírus e roubar senhas de usuários. Mas o principal motivo foi o crescimento do Facebook. Somente entre 2010 e 2011, ele cresceu mais de 500% entre os brasileiros.
Com a debandada dos usuários, o Google, dono do Orkut, acabou tirando a rede do ar em setembro de 2014. Em seu lugar, existe uma espécie de museu da rede, com mais de 1 bilhão de mensagens trocadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário