07/08/2017

FANTOMAS, O GUERREIRO DA JUSTIÇA CONTRA DR. ZERO E DR. MORTE

 
A abertura do animê Ogan Batto começa com uma série de morcegos voando em rodopio seguida de uma gargalhada sinistra e a aparição de uma figura misteriosa com capa. Essa figura misteriosa é Fantomas, o Guerreiro da Justiça.
Com uma aparência cadavérica, longa capa vermelha e uma espada que parece um alfinete gigante, Fantomas (ou Fantaman) possui poderes como super força, super velocidade, capacidade de provocar terremotos e dom para viajar para outras dimensões. É feito de metal indestrutível e tem capacidade de voar. Era um antigo imperador do reino perdido de Atlântida, recém-descoberto por Dr. Still e a garotinha Marie. Ao ser ressuscitado, Fantomas jura fidelidade a ambos. Precisa também proteger a Terra de uma mal que ameaça o planeta a pelo menos cada 10 mil anos.
Fantomas possui uma série de inimigos, entre os quais Gato Preto, Dr. Morte e Dr. Zero (“Zeroooo”). Por sinal, esse último se torna o vilão preferido dos fãs da série. Ele não possui as pernas e um gancho substitui a mão esquerda. Usava uma espécie de máscara com quatro olhos que disparavam raios.
O personagem Fantomas foi criado na década de 30 para um kamishibai (teatro de papel japonês). Foi transformado em animê por Noboru Ishiguiro, em 1967. O detalhe é que tinha virado mangá décadas antes através de ninguém menos que Osamu Tezuka (Astro Boy, A Princesa e o Cavaleiro, Kimba – o Leão etc). Foi exibido no Brasil por diversas emissoras durante a década de 70. Suas histórias ainda podem ser encontradas em DVD.
Além de Marie Müller e Dr. Still, os personagens de Fantomas eram Terry, Gabi, Gorgo e Dr. Zero.
Detalhe: Ogon Batto, ou Ogon Bat, significa Morcego Dourado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário