03/08/2017

QUANDO O CAVALEIRO SOLITÁRIO ERA CHAMADO DE ZORRO


The Lone Ranger (Cavaleiro Soliário, no Brasil) é um personagem originalmente criado por George Washington Trencle e Frank Striker, em 1933, para uma radionovela norte-americana. Conta as aventuras do herói mascarado John Reid no velho oeste norte-americano e seu amigo índio Tonto. Reid também sua identidade em segredo para proteger a família da ação/vingança de bandidos e fazendeiros inescrupulosos.
Por oportunismo das editoras, ou sabe-se lá o que, os quadrinhos com o personagem foram durante muito tempo publicados no Brasil com o nome Zorro e Zorro, o Cavaleiro Solitário. Muitos acreditam que isso tenha ocorrido para aproveitar a popularidade de outro personagem, o Zorro (o herói de capa preta e máscara, alter-ego de Don Diego de La Vega).
Cabe lembrar que o personagem foi criado pelo mesmo autor de outro heróis da cultura pop: o Besouro Verde.
O sucesso da radionovela foi maior do que os criadores imaginavam, o que gerou uma série de filmes e um seriado com mais de 160 episódios. A história em quadrinho surgiu em 1938. No Brasil, o Cavaleiro Solitário foi publicado inicialmente em tirar por almanaques como O Globo Juvenil. Durante a maior parte do tempo, chegou às bancas pela editora Ebal, totalizando cerca de 500 edições.
Interessante é que algumas edições (ou muitas edições) vinha com fotos dos personagens em ação.
O Cavaleiro Solitário usava máscara preta, chapéu branco e um lenço no pescoço. Trajava roupas azuis e montava um cavalo branco muito bonito chamado Silver. Era assim chamado por ser o último remanescente de um grupo chamado Texas Rangers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário