09/03/2018

VOCÊ SE LEMBRA DO PROGRAMA AMARAL NETTO, O REPÓRTER?



Fidélis dos Santos Amaral Netto foi um político e jornalista brasileiro nascido em 1921 e falecido em 1995.
Exerceu mandatos políticos pelo estado do Rio de Janeiro durante as décadas de 1970, 1980 e 1990, mas só se tornou nacionalmente conhecido em virtude seu programa Amaral Netto, o Repórter.
Transmitido inicialmente pela extinta TV Tupi, o Amaral Netto, o Repórter estreou em 1968. Logo passou a ser transmitida pela Globo, onde permaneceu até 1981.
Amaral Netto, o Repórter era um programa nacionalista com reportagens sobre as tradições, os costumes e as paisagens do Brasil. De vez em quando, transmitia reportagens sobre projetos do antigo governo militar (com o detalhe de que Amaral Netto foi durante muito tempo filiado à Arena, o partido governista da época). Havia um certo ufanismo em relação à grandiosidade do país, bem como suas qualidades.
Os fãs de Amaral Netto podiam acompanhar reportagens sobre o folclore do Maranhã, o arquipélago de Fernando de Noronha e a construção da rodovia Transamazônica. Um dos trunfos do programa era que ele costumava explorar lugares desconhecidos da maioria dos brasileiros. Isso não significava que era totalmente dedicado aos temas nacionais. De vez em quando, Amaral Netto produzia reportagens gravadas no exterior. Num dos episódios mais memoráveis, ele visitou um vilarejo na Etiópia onde teria se originado o café, e entrevistou Hailê Selassie, o lendário líder etíope.
O programa tinha uma hora de duração. Foi inicialmente transmitido aos domingos e, logo em seguida, nos finais das noites de sábado.
Uma curiosidade: Amaral Netto, o Repórter foi o primeiro programa fixo da Rede Globo exibido em cores, em 1972.

Nenhum comentário:

Postar um comentário