12/03/2018

A IRRESISTÍVEL MISTURA DE FICÇÃO CIENTÍFICA E SUSPENSE EM ALIEN - O OITAVO PASSAGEIRO


 
O diretor britânico Ridley Scott tornou-se mundialmente famoso graças a filmes como Alien, Blade Runner, Thelma & Louise, Gladiator e Perdido em Marte.
Alien e Blade Runner são de longe os trabalhos que mais repercutiram, e hoje nós vamos falar especialmente sobre o primeiro.
Chamado no Brasil de Alien – o Oitavo Passageiro, essa produção possui Sigourney Weaver, Veronica Cartwright e Harry Dean Stanton, entre outros, no elenco. Foi mundialmente lançado em 1979, com um orçamento de apenas 11 milhões de dólares.
A mistura de ficção científica com suspense agradou crítica e público, tornando Alien um dos filmes mais premiados na época em que foi lançado. Ridley Scott chegou a ganhar o Oscar de melhor direção e Veronica Cartwright, o de melhor atriz coadjuvante.
Alien conta a história da tripulação da nave Nostrodomo, enviada a outro planeta com o objetivo de explorar seus minérios. No retorno para a Terra, a tripulação recebe a mensagem de uma nave desconhecida. Determinada a descobrir a sua origem, eles pousam num planeta desconhecido e descobrem uma espaçonave alienígena com uma criatura com o abdômen dilacerado. Um dos tripulantes descobre uma câmara, onde uma espécie de ser desconhecido gruda em seu rosto. A tripulação até que consegue retirar aquela coisa estranha do rosto do amigo, mas têm uma enorme surpresa quando este passa mal e tem convulsões. Seu abdômen estoura e dentro dele sai uma criatura que passa a perseguir os demais tripulantes. O detalhe é que a criatura cresce rapidamente, tornando-se uma entidade assustadora.
O responsável pelo “design” da criatura foi o ilustrador suíço H. R. Giger, famoso naquela época por suas ilustrações que remetem a filmes de terror e ficção científica. Ele também foi responsável por inúmeras capas de discos e pôsteres sobre os mesmos temas.
A subcomandante Ripley foi o primeiro papel principal de Sigourney Weaver no cinema. Na época, ela era mais conhecida como atriz da Broadway.
O impacto de Alien – o Oitavo Passageiro motivou os executivos de Hollywood a lançaram diversas continuações e “prequências”, entre as quais Aliens – o Resgate. Com a mesma Sigourney Weaver no papel de Ripley, Aliens fez um sucesso estrondoso nas bilheterias.
Alien – o Oitavo Passageiro tornou-se ainda álbum de figurinhas, capa de caderno, livro, jogos, brinquedos... gerou uma quantidade de produtos superada apenas por outro grande sucesso do cinema daquela época: Star Wars.
O último filme da franquia Alien foi Nostromo, lançado pelo próprio Ridley Scott em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário