02/03/2018

ARCHIE, MUITO MAIS DO QUE O SUCESSO SUGAR SUGAR

 

Gravada nos anos 1960, a música Sugar Sugar continua fazendo sucesso nas festas do tipo flash back. Ela é interpretada por um grupo chamado The Archies, que por sua vez, é uma versão de outra bandinha de mesmo nome lançada no desenho Archie.
Archie apareceu pela primeira vez na revista Pep Comics, lançada em 1939 nos Estados Unidos pela editora MLJ Magazines. Continha tirinhas de diversos personagens, entre os quais The Shield, o primeiro super-herói patriota norte-americano (bem antes do Capitão América). Seu nome era Archie Andrews e seus principais amigos consistiam em Betty Cooper e Jughead Jones. Mais tarde, foi introduzida outra personagem: Veronica Lodge.
Pois os quadrinhos de Archie Andrews alcançaram uma popularidade enorme entre os jovens norte-americanos. Tanto é verdade que Betty, Jughead e Veronica ganharam revistas próprias com o passar dos anos. A própria editora MLJ mudou o nome para Archie Magazines. E durante a década de 1960 foi lançado o desenho animado The Archie Show, em que o protagonista forma uma bandinha com seus amigos: The Archies.
A primeira aparição de Archie na Pepe Comics aconteceu em 1941, na edição número 22. No Brasil, ele apareceria anos depois no Suplemento Juvenil como Archibaldo. Na editora Vecchi era chamado de Arqui. Devemos lembrar que também foi Artur (como foi chamado no Gibi Mensal e Vida Juvenil), Frajola (pela editora Orbis) e, finalmente, Archie.
Infelizmente, o gibi do Archie há muito não é mais publicado no Brasil. Mas nos Estados Unidos, ganhou uma repaginada que deu aos personagens um visual mais moderno. Mais do que isso, as histórias foram adaptadas para a TV numa seriado batizada de Riverdale (por sinal, a cidade onde vivem Archie e seus amigos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário