13/03/2018

QUEM DEU O QUE FALAR E O QUE ESTEVE EM MODA NO ANO DE 1980


 
O evento esportivo mais comentado de 1980 foi a olimpíada de Moscou, na então União Soviética. Milhões de pessoas se emocionaram com a bela e bem organizada abertura. A cerimônia de encerramento, então, fez muitas irem às lágrimas.

O Brasil era uma nação essencialmente católica. Para muitos brasileiros da época, o maior evento do ano foi a visita do papa João Paulo II ao país. Milhares de pessoas participaram das missas realizadas em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador cantando “A benção João de Deus/Nosso povo te abraça/Se tu vens em missão de paz/Sê bem-vindo e abençoa esse povo que te ama”.

Para os fãs de música – especialmente do rock dos anos 60 –, nenhum evento mexeu mais com o mundo do que o assassinato de John Lennon. O ex-Beatle foi morto a tiros de revólver na porta do edifício onde morava em Nova York.

Em grave crise financeira, a TV Tupi – canal 4 de São Paulo – fechou definitivamente as portas. Foi uma grande perda para a televisão brasileira, uma vez que a Tupi foi a primeira emissora a entrar no ar no país. Pouco tempo, o canal 4 seria ocupado pela TVS (atual SBT), uma emissora do Grupo Sílvio Santos.

Uma das novidades de 1980 foi o surgimento do canal de TV norte-americano CNN – Cable News Network. A CNN foi o primeiro canal do mundo com conteúdo exclusivamente jornalístico. Ela passou a transmitir notícias 24 horas por dia, algo então impensável para a maioria das pessoas.

Milhares de pessoas lotaram o estádio do Maracanã para assistir uma apresentação do cantor norte-americano Frank Sinatra. Mas o maior vendedor de discos daquele ano foi a cantora brasileira Rita Lee. Ex-integrante do grupo Mutantes, Rita lotou casas de espetáculos com o show Lança Perfume. Suas músicas foram tema de abertura de novelas e programas de televisão. Mania de Você, Lança Perfume, Cor de Rosa Choque e Chega mais alguns dos sucesso de Rita daquele período.

Da músicas mais tocadas nas rádios, vale destacar Balancê, de Gal Costa; Another Brick in the Wall, do Pink Floyd; Momentos, de Joanna; Meu Bem Querer, de Djavan; Frevo Mulher, de Amelinha; Foi Deus Quem Fez Você, também de Amelinha; Porto Solidão, de Jessé; Geni e o Zepelim, de Chico Buarque; Noturno, de Fagner; e Moskou, do grupo Gengis Khan.

Por falar em música, não podíamos esquecer do festival MPB-80. Exibido pela Rede Globo com o intuito de reavivar os festivais da música dos anos 60, o MPB-80 fez um sucesso tremendo. Nem a Globo esperava tamanha repercussão. A música vencedora foi Agonia, de Oswaldo Montenegro. O público, no entanto, caiu de paixão por outras duas concorrentes: Foi Deus Quem Fez Você, de Amelinha, e Porto Solidão, interpretada por Jessé.

Enquanto a concorrente Tupi virava escombros, a Globo vivia o apogeu. Muitas das suas mais lendárias produções foram lançadas em 1980. Foram os casos do programa matinal TV Mulher, do musical A Arca de Noé e do seriado O Bem-Amado. O TV Mulher era um programa totalmente dedicado ao público feminino, especialmente donas de casa. Tinha a música Cor de Rosa Choque, de Rita Lee como tema de abertura. A apresentação ficou a cargo de Marília Gabriela e Ney Gonçalves Dias. A TV Mulher apresentava quadros sobre moda, com Clodovil Hernandez, beleza, com Ala Zserman, sexo, com Marta Suplicy e horóscopo, com Leiloca (cantora do grupos As Frenéticas).

Também chamado na emissora de Vinícius para Crianças, o musical A Arca de Noé reuniu diversos cantores da MPB para interpretar poemas de Vinícius de Moraes, morto em julho daquele ano. O musical virou disco um disco de grande vendagem e inspirou outros projetos semelhantes.

Com os atores Paulo Gracindo e Lima Duarte como protagonistas, a série o Bem-Amado foi inspirada na novela de mesmo nome, exibida anos antes pela própria Globo. Contava as trapalhadas do prefeito Odorico Paraguassu, da cidade fictícia de Sucupira (a maior obsessão de Odorico era inaugurar o cemitério da cidade). Assim como a TV Mulher e os festivais da música, O Bem-Amado foi exibido por vários anos.

O Brasil inteiro queria saber quem matou Miguel Fragonard, personagem de Raul Cortez na novela de maior audiência da virada 1979-1980: Água Viva (música de abertura: Menino do Rio, de Baby Consuelo). Sua substituta foi Coração Alado (que tinha como música de abertura Noturno, de Fagner). Outras novelas exibidas naquele ano: Olhai os Lírios do Campo, Chega mais, As Três Marias, O Todo Poderoso, A Deusa Vencida (as duas últimas exibidas pela TV Bandeirantes).

O campeão de bilheteria de 1980 foi o filme A Lagoa Azul, com a atriz britânica Brooke Shields. O segundo lugar foi para o polêmico O Império dos Sentidos, um filme com alto teor pornográfico. Além deles, os brasileiros assistiram Fama, Em Alguns Lugar do Passado (com o astro Christopher Reeves, intérprete de Superman), Touro Indomável, Xanadu, Gente como a Gente, Disque M para Matar e Sexta-feira 13.

Entre os filmes brasileiros, vale destacar Bye Bye Brasil, de Cacá Diegues. Vale também lembrar de A Idade da Terra, de Glauber Rocha. Filmes com os comediantes do programa dominical Os Trapalhões levam milhares de crianças aos cinemas. Foi o caso de Os Mosqueteiros Trapalhões.

Beneficiado com a Lei da Anistia, o ativista político Fernando Gabeira causou furor nas praias (veja adiante) e livrarias brasileiras. Dois livros de sua autoria estiveram entre os mais vendidos naquele período: O Que é Isso, Companheiro? e O Crepúsculo do Macho. Os lançamentos de maior aceitação nas bancas de jornais foram as coleções em fascículos Nosso Século e Vida Íntima, ambas da Abril Cultural.

Mil novecentos e oitenta foi o ano dos modismos. Foram tantas as modas, os modismos e as manias que é impossível citar uma por uma. Uma delas foi o windsurf (pranchas com velas que apareceram até na abertura da novela Água Viva) e a outra, os patins com quatro rodinhas. Até Rita Lee apareceu patinando no vídeo clipe da música Lança Perfume. Olivia Newton-John também dançou sobre quatro rodinhas no musical Xanadu.

Os modismos mais polêmicos foram a tanga e o topless. De repente, alguns homens apareceram nas praias usando minúsculos peças no lugar do calção – um deles foi o ativista Fernando Gabeira. O escândalo foi enorme. As mulheres dispensaram os sutiãs e apareceram nas areias cariocas sem a parte de cima. Outro escândalo de grandes proporções. Até a Igreja Católica protestou. Várias mulheres sofreram agressões físicas. As tangas e os topless desapareceram das praias num piscar de olhos.

Entre as meninas, o que pegou mesmo foram as sandálias plásticas Melissa. Cinzas, rosas, roxas ou incolores, a Melissa era uma sandália transparente fabricada pela Grendene. Ela chegou a virar peça de colecionadoras. Com a aceitação do mercado, a Grendene lançou diversas linhas de produtos com a marca Melissa.

Os meninos curtiram especialmente a bicicleta BMX, da Monark. Os brinquedos Genius e Ar-Tur (um robozinho ativado via controle remoto) também fizeram bastante sucesso entre eles. Os mais velhos gostaram especialmente dos fascículos sobre sexo Vida Íntima.

Não podemos esquecer do álbum de figurinhas A Turma do Paulistinha, um mega-sucesso no estado de São Paulo. Lançado pela Secretaria da Fazendo do estado, o álbum não precisava ser comprado. Bastava juntar um determinado valor em notas fiscais para trocá-las pelo álbum ou pelas figurinhas. E o que é melhor: os colecionadores podiam ganhar prêmios, que iam de jogos de tabuleiro a automóveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário