26/03/2018

SOM BRASIL, O PROGRAMA QUE LEVOU A MÚSICA REGIONAL BRASILEIRA PARA AS GRANDES METRÓPOLES


 
O ator, compositor e apresentador Rolando Boldrin é conhecido das novas gerações pelo programa Senhor Brasil, apresentado nas noites de quarta-feira pela TV Cultura de São Paulo. Vale lembrar que se trata de um programa totalmente voltado para a música regional, especialmente os sons desconhecidos dos brasileiros das grandes cidades.
Antes do Sr. Brasil, Boldrin apresentou um programa semelhante chamado Som Brasil. Transmitido inicialmente nas manhãs de domingo da Rede Globo, ele apresentava músicos dos mais diversos estilos regionais, do maracatu ao sertanejo, do carimbó ao samba. Muitos nomes da música do interior passaram pelo programa.
O Som Brasil estreou em 1981. Teve cinco fases, sendo que a primeira durou até 1984, quando Boldrin foi substituído na apresentação pelo ator Lima Duarte. Esta terminou em 1990, quando passou a ser apresentado por Chico Anysio. Ele só foi definitivamente cancelado em 2013, quando saiu definitivamente da grade de programação do Sistema Globo de Televisão.
Além de números musicais, Rolando Boldrin contava causos, entrevistava os cantores/grupos convidados e, pelo menos de início, apresentava pequenos documentários. O curioso é que o Som Brasil foi inventado para ser apresentado no rádio, mas os produtores acharam a ideia tão boa que resolveram levá-lo diretamente para a TV.
Embora estivessem em plena ditadura militar, o programa apresentou no início um quadro com sátiras políticas.
E tamanha era a quantidade de cantores que desejavam se apresentar que a produção recebia cerca de 300 fitas por semana.
Em 1982, a Associação Paulista de Críticos de Artes elegeu o Som Brasil como o melhor programa de TV do país.
Com o sucesso, o programa foi transformado em vinil, CD e, em anos mais recentes, DVD. Até um disco com poemas recitados por Rolando Boldrin foi lançado.
O formato do programa sofreu a sua mais radical mudança durante os anos 1990. Ao invés de dar destaque aos cantores regionais, os produtores resolveram apresentar grandes shows que rodavam pelo país. Apresentações em grandes palcos de Elba Ramalho, Xitãozinho e Xororó, Alceu e Valença e Simone passaram a ser a tônica do programa (com o detalhe de que eram normalmente shows temáticos).
O Som Brasil só não deixou saudades graças ao próprio Rolando Boldrin, que faz parte da programação da Cultura desde 2005. Com uma ou outra diferença, a proposta é exatamente a mesma do programa original da Globo: apresentar artistas regionais e mostrar o melhor da cultura brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário