23/03/2018

12 CURIOSIDADES SOBRE UM DOS MAIS QUERIDOS PERSONAGENS DOS DESENHOS ANIMADOS: O PICA-PAU


 
O Pica-pau foi criado pelo desenhista e animador norte-americano Walter Benjamin Lantz, mais conhecido como Walter Lantz (1899-1994). Detalhe: Lantz também criou personagens como pinguim Picolino e o urso Andy Panda.

Lantz iniciou o seu estúdio de animação produzindo episódios com as aventuras do coelho Oswald, uma criação de outro Walter: o Disney.

O primeiro personagem de grande sucesso de Lantz não foi o Pica-pau, mas o urso Andy Panda, criado em 1939. O Pica-pau só surgiria em 1940 num desenho com o próprio Andy Panda.

Dizem que o personagem teria sido inspirado num pica-pau que bicava o telhado da residência onde Walter Lantz e sua noiva Grace Stafford passavam a lua-de-mel. Teria sido a própria Grace que sugeriu ao marido criar um personagem maluco parecido com aquela ave.

O Pica-pau foi dublado nos Estados Unidos por Mel Blanc, que também fez a voz de personagens como Patolino, Gaguinho, Esquilo Secreto, Wally Gator e Barney Rubble. Interessante é que durante um tempo, também foi dublado por Grace Stafford, esposa de Walter Lantz.

Dizem que a risada do Pica-pau foi criada antes do próprio Pica-pau, mas para outro personagem: o Pernalonga.

Foram criadas três séries com o Pica-pau. Chamada de Woody Woodpecker Show, a primeira teve 6 temporadas e 196 episódios.

O primeiro filme com o personagem foi lançado em 2012, com um Pica-pau feito em computação gráfica e participação da atriz brasileira Thaila Ayla.

O Pica-pau foi o primeiro desenho exibido na TV brasileira, em 1950.

Um dos mais famosos dubladores brasileiros do Pica-pau foi Olney Cazarré. Dono de uma voz engraçada, ele também dublou o coelho Ricochete, de Hanna-Barbera. Cazarré é famoso por interpretar o personagem João Bacurinho, um corintiano ultra-fanático, no humorístico Escolinha do Professor Raimundo.

O desenho recebeu duas indicações para o Oscar, uma em 1943, com “The Dizzy Acrobat”, e outra em 1947, com “Musical Moments from Chopin”. Em 1948, recebe uma indicação por melhor canção em “Wet Blanket Policy”.

O Pica-pau é um dos raros desenhos animados a possuir uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood.

Fontes: Wikipédia, R7, InfaTV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário