08/03/2018

SAILOR MOON, A SUPER-HEROÍNA ADOLESCENTE QUE CONQUISTOU A GAROTADA DOS ANOS 90

 
 
No rastro do mega-sucesso Cavaleiros do Zodíaco, a TV Manchete resolveu lançar outras produções animadas japonesas, entre as quais Sailor Moon. Claro que a loirinha Serena não fez tanto sucesso assim, mas angariou uma multidão de fãs.
Sailor Moon é baseado no mangá de mesmo nome (na verdade, era Pretty Guardian Sailor Moon), roteirizado e desenhado por Naoko Takeuchi. Detalhe: ele foi inspirado em outro mangá do mesmo autor, chamado Sailor V.
Pois Sailor Moon conta as aventuras de Serena Tsukino, que “em nome da Lua” transformava-se na heroína Sailor Moon. A palavra “sailor” – ou “marinheiro”, em português –, devia-se ao uniforme escolar usado pelas garotas japonesas. De início, ela agia sozinha, mas, com o decorrer da série foi ganhando a companhia de outras “sailors”: Sailor Jupiter, Sailor Venus, Sailor Mars e Sailor Mercury, além do misterioso personagem Tuxedo Mask.
A história começa quando a adolescente Usagi Tsukino (que no Brasil recebeu o nome de Serena, cabe mais uma vez lembrar), encontra Luna, uma gata com poderes mágicos. Esta revela que Usagi é, na verdade, uma guerreira mágica destinada a proteger a Terra dos poderes do mal. Um dos maiores inimigos de Usagi/Serena e Luna é o Reino Sombrio, que outrora havia destruído o Reino da Lua.
A série misturava elementos japoneses com mitologia grega, astronomia, astrologia e outros. Tinha um certo aspecto surreal, mas agradou em cheio a garotada dos países onde foi exibida.
O principal trunfo de Sailor Moon é que ela não fez sucesso apenas entre as meninas, mas entre os garotos. Centenas de produtos derivados foram lançados no Brasil e restante do mundo (uma observação: de início, os brinquedos não tiveram muita popularidade por aqui). O país com maior número de produtos foi de longe o Japão. Interessante é que até um musical e uma peça de teatro com os personagens foram lançados em live action.
No Brasil, Sailor Moon foi exibida por diversas emissoras além da Manchete. Podemos de certa forma dizer que marcou a geração anos 90. É impossível para a garotada daquela época esquecer Sailor Moon, Cavaleiros do Zodíaco, Yu-yu Hakusho e outros desenhos japoneses.
Obs: a capa do DVD acima é de Sailor Moon S, uma continuação da história original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário