18/03/2018

KRIPTA E A MODAS DOS GIBIS COM HISTÓRIAS DE MISTÉRIO E TERROR


Histórias em quadrinhos com contos de terror raramente são publicadas hoje em dia, a não ser por editoras como Mythos e Devir Livraria. Mas elas estiveram em moda durante os anos 70, quando foram lançados diversos títulos.
O mais famoso gibi do segmento terror-suspense foi, não resta dúvida, Vampirella, mas temos que lembrar de Shock, Mestres do Terror, Spektro, Calafrio e Kripta.
Publicadas pela Rio Gráfica e Editora, as revistas Kripta circularam nas bancas de jornais entre 1976 e 1981. Foram ao total 60 edições, com roteiros de mestres como Frank Miller, Esteban Maroto, Richard Corben, Doug Moench, Alex Toth e Steve Ditko, entre outros. Elas reproduziam as histórias publicadas nos Estados Unidos pelas revistas Creep e Eerie. O curioso é que essas histórias só foram publicadas por aqui anos depois de saírem nos Estados Unidos.
A editora Vecchi resolveu seguir o rastro de Kripta e lançar uma publicação concorrente: Spektro. Temos que lembrar que a própria RGE publicou uma revista-irmã, chamada Shock.
Além de roteiros originais, Kripta e suas concorrentes apresentavam adaptações de clássicos do terror como Frankenstein e Drácula (sem esquecer os contos de Edgar Allan Poe).
A Kripta era uma publicação licenciada pela norte-americana Warren Publishing. Fundada por James Warren, ela era especializada em títulos no formato magazine, muitos do segmento terror.

-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário