19/03/2018

O INÍCIO E O AUGE DA CARREIRA DO CANTOR DUDU FRANÇA



Entre os maiores sucessos do cantor Dudu França, alguns ainda não saíram da memória do povo, entre eles Grilo na Cuca, Eu e Ela, Me Leva e Fim de Semana.

O paulistano José Eduardo França Pontes estudou engenharia e arquitetura, mas nunca deixou de o seu interesse por instrumentos musicais. Aprendeu a tocar bateria, piano, violão e flauta.
Seu ingresso na carreira musical ocorreu ainda na época da Jovem Guarda, quando um grupo de amigos o convidou para participar de uma banda depois de vê-lo tocar bateria. Chamada de Colt 45, ela tocou em diversos lugares na capital paulista. Se apresentava tocando músicas dos Beatles e Johnny Rivers. Mais tarde, participou de outra banda, a Memphis (que também cantava em inglês).
A carreira solo de Dudu França deslanchou mesmo na segunda metade dos anos 1970, quando gravou hits como Grilo na Cuca. O detalhe é que quem ajudou a alavancar sua carreira foi o produtor e apresentador Carlos Imperial.
Diversas músicas de Dudu foram incluídas em trilhas sonoras de novelas da Globo. Grilo na Cuca, por exemplo, fez parte da trilha de Marrom Glacê.
Graças à sua desenvoltura no palco, Dudu se apresentou em festivais internacionais da canção e ainda trabalhou como apresentador de TV. Apresentou um quadro do antigo Globo de Ouro chamado Geração 80, além de um programa de auditório para jovens, no SBT, o Vamos Nessa.
Além de apresentar esporadicamente, Dudu França compõe jingles para publicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário