14/03/2018

UM DOS MAIS IMPACTANTES ÁLBUNS DA HISTÓRIA DO QUEEN: A NIGHT AT THE OPERA



Formado por Brian May, Freddie Mercury, Roger Taylor e John Deacon, o Queen foi uma das mais populares bandas de rock britânico dos anos 1970 e 1980. Surgiu propriamente em 1970, e lançou o primeiro álbum em 1973.
Até a morte de Freddie Mercury, em 1991, a banda lançou 13 álbuns de estúdios. Os mais impactantes talvez tenham sido A Night at the Opera, de 1975, e News of the World, de 1977.
O detalhe é que A Night at the Opera continha uma canção com forte influência clássica, fazendo os executivos da gravadora em que foi lançado torcerem o nariz para ela. Eles imaginaram que por não possuir refrão e por ter uma influência lírica, ela jamais faria sucesso. Mas não foi o que aconteceu.
A canção se chamava Bohemian Rhapsody, talvez a mais bela e impactante música gravada pelo Queen.
Além de Bohemian Rhapsody, o álbum A Night at the Opera contêm outras duas canções que entraram para sempre no repertório de shows do grupo: You Are my Best Friend e Love of my Live. Não podemos esquecer que I’m in Love With my Car se tornou também um hit na época em que foi lançada.
A Night at the Opera fez um sucesso estrondoso, conquistando o primeiro lugar nas vendas de discos de diversos países, entre os quais Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e Holanda. Nos Estados Unidos, conquistou o primeiro lugar na parada da revista Bilboard.
Temos que lembrar que ele foi eleito como um dos 1001 discos do livro 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer, elaborado por diversos críticos musicais.
Dizem que Freddie Mercury escreveu Bohemian Rhapsody sozinho. Não foi uma música que surgiu de repente, mas composta aos poucos. Os primeiros acordes no piano surgiram ainda no final dos anos 1960. Pois ela teve um impacto tão grande que foi regravada por diversos artistas, inclusive numa parceria inusitada entre Bruce Dickinson (vocalista do Iron Maiden) com a cantora de ópera Montsserat Caballé.
Se quiser formar uma discoteca básica do rock dos anos 70, inclua News of the World, mas não esqueça de A Night at the Opera. Ele é um disco essencial para entender o rock como um todo. Um rock que tolera a experimentação e agrada pela sonoridade diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário