17/01/2018

UM DISCO COM TODA A IRREVERÊNCIA E A GRAÇA DOS MAMONAS ASSASSINAS

 
A morte dos integrantes do grupo Mamonas Assassinas, em março de 1996, deixou o Brasil inteiro em estado de choque. Ninguém esperava que a carreira daqueles garotos de Guarulhos, na Grande São Paulo, seria interrompida de maneira tão inesperada. Dinho, Bento Hinoto, Júlio Rasec, Samuel Reoli e Sérgio Reoli falaceram num acidente na Serra da Cantareira, quando voltavam de um show em Brasília.
Os Mamonas Assassinas varreram o Brasil de norte a sul com seus espetáculos cômicos e músicas irônicas. Era impossível encontrar alguém que não gostasse do grupo. Ele possuía fãs em todas as faixas etárias.
Os Mamonas Assassinas gravaram apenas um disco em vida (detalhe: eles gravaram outro trabalho, mas como banda Utopia). Chamado apenas de Mamonas Assassinas, o álbum vendeu 3 milhões de cópias. Foi provavelmente um dos discos mais vendidos da história do rock brasileiro.
Rock? A bem dizer, o Mamonas gravava rock com um pouco de forró, pagode, música sertaneja e outros estilos. Era uma “mistureba” um tanto exótica, mas que agradou em cheio o público.
Mamonas Assassinas é mais do que um disco essencial. É um disco é um disco imprescindível para quem gosta de música irreverente e, obviamente, gostaria de conhecer a história da banda.
Entre as músicas do álbum, quatro fizeram sucesso estrondoso: O Vira, Pelados em Santos, Robocop Gay e Sabão Crá-Crá. Vale lembrar que O Vira e Pelados em Santos estiveram entre as músicas mais tocadas nas rádios em 1996.
Pelados em Santos transformou-se num dos clipes mais ouvidos daquele período. O trecho “Mina, seu cabelo é da hora/Seu corpo um violão” era cantado por pessoas dos 8 aos 80 anos de idade.
Interessante é que os Mamonas fizeram sucesso num momento em que o som da moda era o pagode. Grupos de pagode como Negritude Jr. e Só Pra Contrariar dominavam as paradas de sucesso.
Mesmo após a morte dos rapazes, a mania Mamonas Assassinas não terminou. Revistas, pôsteres, documentários e até peças de teatro sobre o grupo foram produzidas. E podem ter certeza de que daqui a 10 anos ou 20 anos haverá alguém caindo na gargalhada com as suas músicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário