22/01/2018

(QUASE) TUDO SOBRE A MAIS POPULAR BANDA DE ROCK BRASILEIRO DOS ANOS 60: OS INCRÍVEIS

 
Os Incríveis foi uma banda de rock brasileiro da década de 1960, formada na cidade de São Paulo. Os integrantes originais eram Domingos Orlando, Waldemar Mozema, Antônio Rosas Seixas, Luiz Franco Thomaz e Demerval Teixeira Rodrigues. Detalhe: em 1965, Demerval foi substituído por Lívio Benvenuti.
O primeiro álbum foi O milionário, lançado ainda no começo dos anos 60. Nele, Orlando e amigos dão uma pequena ideia do que é o estilo da banda: uma mistureba que variava do twist à MPB.
No início, eles tocavam apenas twist, um estilo em moda em 1960. A banda se chamava The Clevers, mas teve que adotar outro nome depois de romper com o empresário Antônio Aguilar, que era dono da marca. O nome Os Incríveis foi retirado do disco Os Incríveis The Clevers.
O grupo gravou diversos álbuns até a separação, ocorrida em 1972. O mais famoso foi Para um Garoto que Amava os Beatles e os Rolling Stones, de 1967, que vendeu milhares de cópias em todo o Brasil. Já a música mais polêmica foi Eu te Amo, meu Brasil uma marchinha em ritmo de banda de colégio lançada durante o regime (é isso mesmo que você está pensando: trata-se da famosa música de Dom e Ravel).
Os Incríveis não fizeram sucesso somente no Brasil. Ele tocaram em diversos países da América do Sul, além da Europa, onde foi apadrinhado pela cantora Rita Pavone. Chegaram a ter não apenas um, mas quatro programas de TV – um deles como The Clevers, vale lembrar.
Interessante é que grande parte de seus sucessos eram regravações de músicas cantadas em outras línguas. Era um Garoto que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones, por exemplo, era um regravação de uma canção italiana. Outro ponto interessante sobre a carreira da banda diz respeito à marcha Eu te Amo meu Brasil. Ela se tornou tão popular que inspirou o grupo a lançar outras músicas de teor nacionalistas, inclusive gravações do Hino à Bandeira e Hino da Independência. Os integrantes da banda juram até junto que não havia desse papo de “puxar o saco dos milicos”, como dizia a imprensa da época.
Os Incríveis fizeram sucesso em todo o decorrer dos anos 60, inclusive na época da Jovem Guarda, quando se apresentaram no mesmo palco de outros grandes ídolos do movimento (que, na verdade, começou como um programa de TV): Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléa, Martinha, Eduardo Araújo, Os Vips...
Entre os seus álbuns de estúdio, vale citar O Milionário, Os Incríveis, Nesse Mundo Louco e Para um Garoto que Amava os Beatles e os Rolling Stones. Mesmo com a dissolução da banda outros discos foram lançados, inclusive coletâneas.
Os integrantes da banda tocaram com grupos como Casa das Máquinas, Som Nosso de Cada Dia, Camisa de Vênus,  Patrulha do Espaço e outros. Os remanescentes continuam se reunindo para shows esporádicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário