26/01/2018

DICAS DE LITERATURA, REPORTAGENS SOBRE ECOLOGIA E DESENHOS ALTERNATIVOS NO GLOBINHO


Ainda haveremos de falar sobre o desenho animado Barbapapa, a apresentadora Paula Saldanha e o programa TV Globinho, levado recentemente ao ar pela Rede Globo. Mas dessa vez falaremos do Globinho.
O Globinho era um programa infantil em formato de telejornal que surgiu em 1972. Era exibido de segunda à sexta-feira. Sua apresentadora mais famosa foi Paula Saldanha. Ele foi o primeiro programa a exibir reportagens de conteúdo ecológico, embora elas não atraíssem tanto as crianças.
Criada por Paula, a sessão sobre literatura abordava os lançamentos de grande escritores infantis. Ela chegava a entrevistar personalidades das letras como Jorge Amado, Ziraldo e outros. O detalhe é que Paula falava sobre a importância da literatura para as crianças e até dava dicas sobre preços e locais onde os livros mencionados podiam ser adquiridos (isso muito antes da internet, é claro).
Com a intenção de aumentar os laços com o público infantil, o programa promoveu diversos eventos, como uma campanha de arborização e um concurso de fotografias.
O que realmente fazia sucesso, no entanto, eram os desenhos animados. Tratavam-se de filmes de animação de vanguarda, com efeitos desconhecidos para muitas crianças da época (detalhe: metade da audiência era de adultos). Entre esses desenhos, vale lembrar do Barbapapa, Mio e Mao (dois gatinhos feitos com massinha), Vermelho e Azul, O Patinho Quá-Quá, A Linha, Dr. Sinuca e Areia.
O Globinho era um programa bastante curto, com apenas 15 minutos de duração. Era exibido no final da tarde, antes do Sítio do Pica-pau Amarelo, e reprisado na manhã do dia seguinte. Permaneceu no ar até 1982, quando saiu definitivamente da grade da emissora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário