29/01/2018

PESADELOS SOMBRIOS E MORTAIS NO CLÁSSICO DE TERROR A HORA DO PESADELO

 
Em matéria de cinema, a década de 1980 foi um prato cheio para o público adolescente. Além de filmes de aventuras ao estilo ET – O Extraterrestre, a garotada contou com uma safra poucas vezes vista de filmes de terror. Por sinal, foi entre o final dos anos 70 e início dos 80 que surgiram franquias de sucesso como Sexta-feira 13, Halloween, Evil Dead e A Hora do Pesadelo.
Dirigido por Wes Craven, A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street, no original em inglês) contava a história de uma garota californiana chamada Nancy (Heather Langenkamp), que tinha pesadelos horríveis com um homem com canivetes nas pontas dos dedos. Ao perceber que se tratava de uma entidade maligna que utilizava os sonhos para matar as pessoas, ela tenta a todo custo permanecer acordada. Mas quem disse que obteve sucesso? Ao investigar a origem do sujeito, ela descobre se tratar de Freddy Krueger um psicopata jogado no fogo pela população local depois de identificado como um assassino em série.
Com veteranos como Robert Englund e John Saxon no elenco, A Hora do Pesadelo virou uma autêntica mania entre os adolescentes. O sucesso no cinema repetiu-se em VHS (lembra quando você tinha que devolver a fita rebobinada, senão pagava multa?).
A Hora do Pesadelo teve um impacto bastante significativo no gênero terror. Além de ser bem recebido pelo público, foi razoavelmente elogiado pela crítica. Por sinal, ainda é considerado um dos filmes mais assustadores de todos os tempos. Possui um roteiro visto como original na época em que foi lançado.
Wes Craven nunca simpatizou com a ideia de realizar uma sequência de A Hora do Pesadelo, mas em vão. Hollywood aproveitou a boa aceitação entre o público para lançar mais seis sequências ao longo das décadas de 80 e 90. No início dos anos 2000 foi realizada uma passagem por Sexta-Feira 13 no longa Freddy versus Jason. Até uma série para a televisão foi realizada.
Mesmo com pouca publicidade, A Hora do Pesadelo lucrou quase 10 vezes mais do que o orçamento inicial.
A última vez em que Freddy Krueger apareceu nos cinemas foi em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário