10/01/2018

MULHERES DE AREIA, O MAIOR SUCESSO DE IVANI RIBEIRO NA TV TUPI


Entre os autores de novela que faleceram, mas ainda hoje lembrado estão Janete Clair, Dias Gomes e Ivani Ribeiro. Esta última escreveu diversas novelas para a extinta TV Tupi, incluindo A Viagem e Mulheres de Areia.
Levada ao ar entre 1973 e 1974, a primeira versão de Mulheres de Areia foi um dos maiores sucessos da dramaturgia da Tupi. Contou com Eva Wilma, Carlos Zara, Cláudio Corrêa e Castro, Antônio Fagundes, Cleyde Yáconis, Gianfrancesco Guarnieri e Adoniran Barbosa (ele mesmo, o compositor) no elenco.
Mulheres de Areia contava a história de Ruth e Raquel, irmãs gêmeas com personalidades bastante diferentes. Enquanto Ruth é sincera, honesta e apaixonada pelo personagem Marcos (Carlos Zara), Raquel é ambiciosa, maldosa e dissimulada. A maior ambição de Raquel é casar-se com Marcos e se apoderar de seu dinheiro. Os conflitos entre as irmãs, bem como as tramas paralelas chamaram a atenção do público. Personagens cativantes como Tonho da Lua (Gianfrancesco Guarnieri) também ajudaram a conquistar a audiência.
Mulheres de Areia marcou para sempre a carreira de Eva Wilma, intérprete das irmãs Ruth e Raquel. Na entrega do Troféu Imprensa de 1974, a eleita Regina Duarte fez questão de repassar o prêmio para Eva em reconhecimento pelo seu trabalho na novela.
Mais tarde, Eva Wilma voltaria a fazer sucesso em outra novela de Ivani Ribeiro na Tupi: A Viagem.
Com a falência da TV Tupi, grande parte do elenco da emissora se mudou para a Rede Globo, inclusive Ivani Ribeiro. Mulheres de Areia passou por um remake, escrita pela própria Ivani. As irmãs Ruth e Raquel foram, nessa versão, interpretadas por Glória Pires. O papel do empresário Marcos ficou com Guilherme Fontes.
A primeira versão de Mulheres de Areia foi filmada na cidade litorânea de Itanhaém, no estado de São Paulo. Durante a sua exibição, ela atraiu inúmeros turistas para lá. As cenas eram gravadas na Praia dos Sonhos. Por sinal, existe até hoje uma estátua naquela praia que lembra muito bem Mulheres de Areia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário