15/01/2018

AS INCRÍVEIS HABILIDADES DO AGENTE MacGYVER EM PROFISSÃO: PERIGO

 
Durante uma reportagem de TV sobre nomes estranhos, o jornalista citou um garoto – talvez do interior do Mato Grosso do Sul – chamado Magaiver. Foi um dos nomes mais curiosos, embora todos soubessem bem a sua origem.
O nome do pequeno Magaiver foi inspirado no agente secreto Angus MacGyver, do seriado Profissão: Perigo.
Interpretado pelo ator Richard Dean Anderson, MacGyver era um veterano da Guerra do Vietnã que, além de expert em desarmar bombas, tinha um conhecimento fora do comum em ciências física. Além da habilidade em tornar práticos os seus conhecimento, ele era capaz de utilizar as mais incomuns matérias-primas para resolver problemas aparentemente difíceis (como escapar de um cativeiro, por exemplo).
MacGyver trabalhava para duas empresas fictícias: a Fundação Phoenix e o Departamento Governamental de Serviços Externos (DSX). Desempenhava funções de investigador, agente secreto e policial quase em tempo integral, conseguindo resolver os mais intrincados casos.
Profissão: Perigo estreou na TV norte-americana em setembro de 1985. Saiu do ar em 1992, depois de sete temporadas e 139 episódios. Embora não fosse uma das séries mais populares da época, conseguiu angariar milhões de fãs ao redor. Transformou o Richard Dean Anderson numa celebridade internacional.
Além da série original, foram exibidos dois longas com o personagem durante os anos 1990.
No Brasil, a série foi exibida pela Rede Globo. O interessante é que, ao invés de apresentar a abertura, a emissora exibia apenas uma chamada anunciando que ela estava entrando no ar. A música tema era Tom Sawyer, do grupo canadense de rock pesado Rush.
Chamava a atenção dos fãs a habilidade de MacGyver em resolver as coisas. Num dos episódios, por exemplo, ele consertou um radiador furado de um carro com clara de ovos. Em outro, foi capaz de selar um vazamento químico com uma barra de chocolate.
O impacto cultura da série é sentido até os dias atuais. Existem referências sobre ela em inúmeros filmes, desenhos e programas de TV. Ela foi citada em Saturday Night Live, Agents os S.H.I.E.L.D e Os Simpsons, por exemplo.
Recentemente, a série foi reprisada no Brasil pelos canais TCM e Rede Brasil de Televisão.
Uma última curiosidade: o nome original da série é MacGyver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário