04/01/2018

UM DISCO "CLÁSSICO" PARA ENTENDER O LED ZEPPELIN E O ROCK DOS ANOS 70



Entre os grupos de rock cujos discos marcaram a história da música podemos citar Gun’s Roses, Nirvana, AC/DC e Led Zeppelin. Cabe lembrar que venderam milhões de álbuns ao longo da carreira. O Led Zeppelin IV é, por exemplo, um verdadeiro campeão de vendas.
Não sem motivos, o Led Zeppelin IV é um dos discos mais vendidos dos anos 1970, principalmente no exterior. Lançado em 1971, ele não possui um título oficial, daí que é conhecido apenas como o quarto álbum do Led Zeppelin.
Formado por Robert Plant, Jimmy Page, Jonh Paul Jones e John Bonham, o Led Zeppelin é um dos pioneiros do rock pesado. Também é considerado um dos grupos mais inovadores e influentes da história da música do século XX. Surgiu em 1968, um ano de grande agitação no meio musical.
Calcula-se que o Led Zeppelin IV tenha vendido cerca de 40 milhões de cópias em todo o mundo até hoje. Seu trunfo deve-se principalmente à música Stairway to Heaven, a mais conhecida do grupo.
O detalhe é que esse álbum possui apenas oito músicas. São músicas longas que, assim como Stairway to Heaven, tornaram-se marca registrada do grupo.
Led Zeppelin IV alcançou o segundo lugar da lista da revista Bilboard assim que foi lançado. Permaneceu no topo dos discos mais vendidos do Reino Unido durante três semanas consecutivas. Foi eleito em primeiro lugar na lista de maiores álbuns de todos os tempos da revista Classic Rock. Ainda hoje, é um dos cinco discos mais vendidos da história dos Estados Unidos. Entende porque resolvemos incluí-lo em nossa categoria de discos essenciais?
De fato, é impossível pensar o rock dos anos 70 sem mencionar o Led Zeppelin. Para entender a história do rock pesado é também preciso compreender a banda. E nenhum álbum por representá-la melhor, nem mesmo o também campeão de vendas Physical Graffiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário