23/01/2018

A EMOCIONANTE HISTÓRIA DA MATRIARCA LOLA NA NOVELA ÉRAMOS SEIS


Entre os livros da famosa série infanto-juvenil Vagalume, vale lembrar de O Escaravelho do Diabo, A Ilha Perdida, Menino de Asas e Éramos Seis.
Escrito por Maria José Dupré, Éramos Seis, é um verdadeiro campeão de vendas da literatura brasileira. Talvez um dos livros mais populares entre os adolescentes, ao lado de O Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos, e O Cortiço, de Aluísio Azevedo.
O detalhe é que Éramos Seis transformou-se numa das novelas de maior sucesso da história da TV brasileira. Ou melhor, em quatro novelas! Ele foi adaptado pela primeira vez pela TV Record em 1958. As outras adaptações ocorreram em 1967, 1977 e 1994.
Dona Lola, a protagonista da história, foi interpretada por Gessy Fonseca, Cleide Yáconis, Nicete Bruno e Irene Ravache. Na última versão para a TV, exibida pelo SBT, Irene Ravache atuou ao lado de Othon Bastos, Paulo Figueiredo, Ana Paula Arósio, Otaviano Costa e Caio Blat.
Éramos Seis conta a história de dona Lola e sua família. Com quatro filhos, ela enfrenta diversas dificuldades, que vão da morte do marido ao envolvimento da filha com um homem casado, que era considerado tabu na época em que se passa a trama. A história possui momentos leves e divertidos, mas também alguns bastante triste. Pudera, Lola acompanha a família até a sua completa dissolução. Carlos, o filho mais apegado a ela, acaba morrendo. Os demais filhos seguem cada um o seu destino.
Além de contar uma história emocionante, Maria José Dupré faz um retrato da São Paulo da primeira metade do século XX. Ambientada em pontos como a avenida Angélica, Éramos Seis trata da Revolução Constitucionalista de 1932, Segunda Guerra Mundial e outros eventos históricos importantes.
Além de ganhar a TV, Éramos Seis foi adaptada para o cinema e teatro. É ainda nos dias atuais um dos livros mais vendidos da série Vagalume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário