14/01/2018

CLUBE DA CRIANÇA, O PROGRAMA QUE REVELOU XUXA COMO CANTORA E APRESENTADORA


O primeiro programa infantil da Rede Manchete de Televisão, inaugurada em 1983, foi o Clube da Criança. E sobre esse programa existem inúmeras curiosidades, que nós fizemos questão de compartilhar aqui no Modas e Manias.
A primeira curiosidade diz respeito, obviamente, a Xuxa Meneghel. Conhecida até então como modelo (e namorada de Pelé), ela era presença constante nas capas da revista Manchete. Foi no Clube da Criança que Xuxa iniciou a carreira de apresentadora.
Xuxa permaneceu no Clube da Criança até 1986, quando migrou para a Rede Globo. O programa passou algum tempo fora do ar, até voltar com outra apresentadora: Angélica. O detalhe é que Angélica tinha apenas 13 anos na época. Até então, ela era conhecida como modelo infantil e atriz.
Antes de sair definitivamente do ar, o programa teve outras apresentadoras entre as quais a atriz Milla Christie e a modelo infantil Debby.
O Clube da Criança ajudou a revelar diversos talentos da música brasileira, incluindo a cantora Patrícia Marx. Com o sucesso do primeiro disco do programa – que contou com a participação de diversos artistas, cabe aqui frisar –, Patrícia uniu-se a Luciano Nassyn e Juniho Bill no grupo infantil Trem da Alegria.
Temos que lembrar que o Clube da Criança ajudou bastante a alavancar as carreiras musicais de Xuxa e Angélica. Foi participando no primeiro disco do programa que Xuxa se tornou conhecida como cantora. Angélica fez sucesso com músicas como Vou de Táxi, uma das mais tocadas nas rádios em 1989.
O cenário do Clube da Criança era totalmente colorido, com alguns brinquedos de playground. Crianças de todos os tamanhos apareciam em cena. Era patrocinado por empresas como Estrelas, Coca-Cola e Nestlé.
Além de desenhos – principalmente de Hanna-Barbera, que ainda eram muito populares entre as crianças –, o programa exibia diversas séries de super-heróis japoneses, como Jaspion e Changeman.
O desenho de maior sucesso foi Cavaleiros do Zodíaco, que se tornou uma verdadeira febre entre a garotada dos anos 90. Isso inspirou a Manchete a importar os animês Sailor Moon e Yu-Yu-Hakusho. Os Cavaleiros do Zodíaco só seriam superados em popularidade por um desenho exibido pouco tempo depois pela Record – e que, por sinal, faz sucesso até hoje: Pokemon.
O Clube da Criança saiu definitivamente do ar em 1998, com a crise na Rede Manchete. A emissora, por sua vez, deu seu último suspiro em maio de 1999.

Imagem acima: primeiro disco do Clube da Criança, com a participação de Xuxa, Carequinha, Sérgio Mallandro, Pelé, Roupa Nova, Patrícia (futura Marx) e outros artistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário