12/01/2018

A PRINCESA E O CAVALEIRO, O MAIOR SUCESSO DE OSAMU TEZUKA NO BRASIL

 
O japonês Osamu Tezuka é responsável pela criação de personagens inesquecíveis do universo dos animês, entre os quais Kimba, Astroboy e Safiri.
Safiri é, por sinal, a principal personagem do animê A Princesa e o Cavaleiro (Ribon no Kishi, em japonês), lançado na TV japonesa em 1967. Vale lembrar que ele foi adaptado de um mangá de mesmo nome, lançado no Japão em três versões.
A Princesa e o Cavaleiro contava a história de Safiri, uma menina que passa quase o tempo todo fingindo ser menino. Ou melhor, uma princesa que se passa por príncipe para manter as aparências. De acordo com as leis do Reino de Prata, onde Safiri nasceu, o herdeiro do trono deve ser um menino. Caso fosse uma menina, a sucessão devia passar para outro homem. É justamente o que pretende o duque Duralumínio: desvendar a farsa envolvendo Safiri e entregar o trono para seu próprio filho. Com a ajuda do atrapalhado Nylon, ele tenta a todo custo mostrar para o reino que Safiri é de fato uma menina. As coisas se complicam para ela quando, ao completar 15 anos, se apaixona pelo príncipe Franz.
Entre os personagens inesquecíveis de A Princesa e o Cavaleiro, vale lembrar do anjinho Ching (que vem para a Terra para ajudar Safiri), Opal (o cavalo da princesa), Plástico (o filho do duque Duralumínio), Rei (pai de Safiri) e Rainha (a mãe de Safiri, presa nos episódios finais por mentir para o reino).
A série foi inicialmente exibida na TV Fuji entre 1967 e 1968. Chegou ao Brasil no início dos ano 70, fazendo muito sucesso na programação da Rede Record. Ela foi, por sinal, reprisada até o começo dos anos 80. O detalhe é que todos os 52 episódios foram exibidos por aqui.
A Princesa e o Cavaleiro fez parte de uma leva de animês que marcaram a geração anos 70, entre os quais Super Dínamo, Astroboy e Speed Racer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário