28/01/2018

BUCK ROGERS E AS SÉRIES DE FICÇÃO CIENTÍFICA DOS ANOS 60 E 70

 
Se há uma coisa da qual os fãs de ficção dos anos 1960 e 1970 não podem reclamar é da oferta de seriados. Alguns dos maiores “clássicos” surgiram nesse período, a começar por Perdidos no Espaço e Star Trek/Jornada nas Estrelas.
Quem acompanhou a safra lançada a partir de 1963 teve o privilégio de assistir Túnel do Tempo, Viagem ao Fundo do Mar, Terra de Gigantes, Galactica, Viagem Fantástica, O Homem de Seis Milhões de Dólares e Buck Rogers. Isso sem contar os seriados japoneses ao estilo Ultrasevem e Ultraman. Devemos lembrar ainda que Star Trek foi uma das séries mais reprisadas durante o período. Mas vamos falar especialmente de Buck Rogers.
Com o título original de Buck Rogers no Século XXV (Buck Rogers in the 25th Century, no original em inglês), essa série de ficção científica foi durante um longo tempo exibida pela Rede Globo. Ela estreou mundialmente na rede de TV norte-americana NBC, em 1979. O detalhe é que teve um piloto homônimo lançado nos cinemas pela Universal Studios.
Buck Rogers é um personagem de ficção científica lançado em 1928 por Philip Francis Nowlan. Surgiu inicialmente como personagem de pulp fiction, e, cinco meses depois, de quadrinhos. Seu nome original é Anthony “Buck” Rogers (na série, era William “Buck” Rogers).
Um pequeno detalhe: a primeira série com Buck Rogers foi gravada em 1951, sendo exibida até o ano seguinte.
A série da década de 70 era ligeiramente diferente das produções anteriores sobre o personagem. Contava as aventuras do astronauta do século XX Buck Rogers que, após um acidente, permanece congelado durante 500 anos. Ele acorda no século XXV, passando a atuar como patrulheiro. Era auxiliado pelo computador Dr. Theopolis e pelo robô Twiki. Galanteador, era cercada de mulheres, sejam amigas ou inimigas.
Com o sucesso dos primeiros episódios, os produtores resolveram lançar uma segunda temporada, mas com algumas alterações significativas. Buck Rogers passou a comandar uma nave espacial, explorava planetas desconhecidos e vivia aventura bem no estilo Star Trek, mas... Ela desagradou público e crítica, além de parte da produção. A série foi assim tirada definitivamente do ar.
Quem interpretou o personagem foi o ator norte-americano Gil Gerard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário