20/01/2018

COMO A MARVEL SE TORNOU A MAIOR INDÚSTRIA DE QUADRINHOS DE SUPER-HERÓIS

 
Os quadrinhos da Marvel foram publicados por diferentes editoras no Brasil: Ebal, Bloch, Rio Gráfica/Globo e Abril. Atualmente, chegam às bancas de jornais com o selo Panini.
Mas como surgiu a Marvel? É sobre isso que vamos falar hoje.
A Marvel Comics surgiu nos Estados Unidos em 1939 como Timely Comics. A marca Marvel propriamente dita só veio a aparecer durante os anos 60. O detalhe é que, ao contrário do que muitos pensam, o fundador da Timely não foi Stan Lee, mas Martin Goodman. Lançada em 1939, a primeira revista chamava-se Marvel Mistery Comics, com o super-herói Tocha Humana. Vale lembrar que o Tocha Humana – que, acredite se quiser, não é o mesmo do Quarteto Fantástico – surgiu praticamente ao mesmo tempo que Namor, o príncipe submarino.
O mercado de quadrinhos passou por uma séria crise durante a década de 1950, obrigando Goodman a publicar títulos variados. As revistas saiam da gráfica com o selo Atlas. Mas as coisas começaram a mudar quando a DC Comics ressuscitou com sucesso o gênero super-herói. Além de adotar o nome Marvel, a editora de Goodman começou a publicar personagens criados pelos empregados Jack Kirby, Steve Ditko e Stan Lee. Foi assim que surgiram o Homem-Aranha e o Quarteto Fantástico.
Stan Lee transformou-se no principal roteirista e editor da empresa, tornando-se responsável – normalmente em parceria com um ilustrador, cabe aqui frisar – pelo surgimento de super-heróis como Incrível Hulk, Homem-de-Ferro, Thor, Demolidor, Pantera Negra, X-Men, Homem-Formiga, Doutor Estranho e outros.
Podemos dizer que Lee foi responsável por uma verdadeira revolução na Marvel, tornando os super-heróis mais humanos. Eles ficavam doentes, preocupavam-se em pagar as contas e ainda por cima viviam dramas amorosos incomuns até então para sujeitos como Super-Homem, o maior herói da rival DC.
Martin Goodman faleceu em 1992 aos 84 anos. Antes disso, a empresa passou por várias mãos. Atualmente, pertence ao grupo Disney, o maior conglomerado de entretenimento do mundo.
Um dos períodos de maior crescimento foi a década de 1980, quando a Marvel lançou diversos super-heróis. Chegou a publicar história de Kull, Ka-zar e Conan, o Bárbaro. Personagens como Rom, Nova, Cavaleiro da Lua e Tropa Alfa fizeram sucesso entre os fãs de quadrinhos.
Atualmente, ela não apenas domina o mercado de quadrinhos de super-heróis como leva milhares de pessoas aos cinemas para assistir filmes com Homem-Aranha e outros personagens. Sob a batuta da Disney, novos filmes ainda deverão ser lançados nos próximos anos.
Stan Lee provavelmente chegará aos 100 anos de idade vendo os seus super-heróis fazendo ainda mais sucesso nas bancas e no cinema. Vida longa para a Marvel.
Uma curiosidade interessante: a Marvel já publicou revistas da Poderosa Isis, Transformers, Doctor Who, Frankenstein, Planeta dos Macacos e até do grupo de rock Kiss.

Nenhum comentário:

Postar um comentário