12/06/2017

MANDRAKE, O MÁGICO DE CARTOLA DOS QUADRINHOS


Mandrake, o mágico, foi criado em 1934 pelo quadrinista e escritor norte-americano Lee Falk (o mesmo criador de Fantasma). Ele foi durante anos publicado em suplementos dominicais coloridos e preto e branco. Só chegou a ganhar uma revista própria na década de 1960.
No Brasil, Mandrake começou a ser publicado em agosto de 1935, no Suplemento Juvenil, a primeira publicação brasileira dedicada a heróis. Já seu gibi foi publicado durante décadas pela Rio Gráfica Editora, a atual editora Globo. A queda nas vendas acabou tirando a publicação do mercado e Mandrake só se tornaria conhecido das novas gerações através do desenho Defensores da Terra, em que ela aparecia ao lado de Flash Gordon e Fantasma. Recentemente, histórias com o personagem foram lançadas em formato digital pela editora Pixel.
Mandrake é um mágico que mora numa propriedade fantástica chamada Xanadu. Tem uma noiva chamada Narda e um companheiro inseparável de nome Lothar, este último um príncipe africano que resolve segui-lo.
O personagem Mandrake foi inspirado numa figura real, o mágico Leon Mandrake. Curiosamente, além de usar cartola e capa, ele cultivava um bigode fininho.
Em 1939, foi produzido um seriado para o cinema. Décadas depois foi feito um telefilme com o personagem.

Um comentário:

  1. Embalou o meu e o sonhos de várias crianças. Sinto-me premiado ao recordar ....

    ResponderExcluir