19/06/2017

VAMPIRELLA, A SENSUAL PERSONAGEM ALIENÍGENA DOS QUADRINHOS DE TERROR


Idealizada por Forrest J. Ackerman, a sensual Vampirella surgiu em 1969 nas páginas das revistas de terror Creepy e Eerie. Só mais tarde ela ganhou uma publicação própria.
Temos que lembrar que Ackerman não criou a personagem sozinho, ele contou com a colaboração de outros desenhistas e roteiristas. Uma de suas maiores influências foi Frank Frazetta, desenhista conhecido internacionalmente pelos gibis de Conan, o Bárbaro. Outra influência foi o filme Barbarella, um grande sucesso de Jane Fonda lançado na mesma época.
Foi Frazetta que, como seu grande talento para a arte, finalizou o visual da personagem.
Com visual sensual e histórias com realismo fantástico exacerbado, Vampirella era uma alienígena de Drakulon, um planeta com dois sóis. Ela possuía superpoderes como invisibilidade, hipnotização, força incomum e transformar-se no morcego.
No Brasil, a revista Vampirella foi publicada pela primeira vez em 1973, com o detalhe de que as histórias não obedeciam a mesma sequência lançada nos Estados Unidos. Ela teve diversas publicações esporádicas, sempre por editoras diferentes. A última vez em que suas revistas chegaram às bancas de jornais foi durante os anos 1990. Recentemente, a editora Mythos publicou um álbum de capa dura com as melhores histórias de Vampirella.
Algumas curiosidades que valem a pena saber: a editora Abril lançou uma publicação de Vampirella com a Mulher-Gato; foi publicada nos Estados Unidos uma revista com a personagem e o grupo de metal Kiss; a personagem Natasha, interpretada por Cláudia Ohana na novela Vamp, lembra muito a vampira alienígena.

Um comentário:

  1. Passam Gerações. E. Bela ,Como. A. Vampirella ,Aparecem. Poucas. J. S.

    ResponderExcluir