04/06/2017

CURIOSIDADES E FATOS RELEVANTES SOBRE UM MEGA SUCESSO DO CINEMA: TUBARÃO

 

Lançado em 1975, o filme Tubarão (Jaws, em inglês) foi visto por mais de 10 milhões de espectadores. Foi baseado no romance de mesmo nome de Peter Benchley.
Dirigido por ninguém menos que Steven Spielberg, Tubarão teve atraso nas filmagens e ainda estourou o orçamento de US$ 4 milhões. Mas valeu (e muito!) a pena. Além de sucesso de crítica, ele foi super elogiado pelo público.
Tubarão conta a história da caça a um suposto predador que aterroriza uma cidade litorânea em plena temporada de verão. Apesar dos alertas, o prefeito não permite a interdição da praia para não causar pânico (nem afastar os turistas, que chegariam em massa durante o 4 de julho). Outro ataque ocorre em pleno feriado, obrigando um xerife, um cientista e um pescador a irem atrás do animal.
Para as gravações, foi usado um tubarão mecânico que sempre falhava. O clima nem sempre ajudou, obrigando o diretor a esticar os prazos de filmagem.
Assim que foi lançado nos cinemas, o êxito foi fenomenal. Tubarão conseguiu conquistar o público com sua história tensa e cenas e suspense.
O cartaz (imagem acima) é um dos mais famosos da história do cinema.
Tubarão gerou várias continuações, nenhuma com a participação de Steven Spielberg. Nenhum com o impacto do primeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário