05/06/2017

SELVA DE PEDRA, A NOVELA DE MAIOR AUDIÊNCIA DA HISTÓRIA DA TV BRASILEIRA

 

 
Escrita pela saudosa novelista Janete Clair, Selva de Pedra foi exibida três vezes. A segunda foi poucos anos depois da versão original, um compacto para substituir Roque Santeiro, que foi terminantemente proibida de entrar no ar pela censura do regime militar. A terceira foi uma adaptação para o horário das 9h da noite, com Tony Ramos e Fernanda Torres nos papeis que originalmente pertenciam a Francisco Cuoco e Regina Duarte.
Exibida pela primeira vez em 1972, Selva de Pedra conta a história de Cristiano (Francisco Cuoco), um jovem que após uma briga com uma vítima fatal, é protegido pela única testemunha do crime: Simone Marques (Regina Duarte). Ambos deixam a cidade onde viviam e vão morar no Rio de Janeiro, onde acabam contraindo matrimônio. Com a ajuda do personagem Miro (Carlos Vereza), Cristiano consegue um emprego no estaleiro de um tio rico. O problema é que ela também se envolve com a noiva do primo (a saudosa Dina Sfat). Cristiano se separa de Simone, sem saber que ela estava grávida. Nesse interim, Simone descobre uma carta de Miro aconselhando o amigo a matar a ex-esposa e acredita ser verdade. Na fuga, sofre um acidente grave, mas sobrevive. Para se proteger, vai morar no exterior, voltando mais tarde com outra identidade. Cristiano é acusado de tentar eliminar a ex-esposa e preso (na verdade, ele tentava se reconciliar com ela na época do casamento). A novela termina com a revelação da outra identidade de Simone e a reconciliação entre o casal.
Parece uma trama simples, mas foi bem mais complicada do que o texto deixa a entender. Ela cativou o público que garantiu um share de 100% de audiência em alguns capítulos.
Selva de Pedra foi uma das novelas de maior sucesso da história da TV Globo. Consagrou Janete Clair como autora de novelas (que logo escreveria Duas Vidas, O Astro, Pai Herói...). Mas muita gente ainda lembra dela por causa de um pequeno detalhe: a música Rock and Roll Lullaby, de B. J. Thomas.

Fonte: Memória Globo
Crédito da imagem: Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário