11/06/2017

A ESCRAVA ISAURA, A NOVELA DE MAIOR ÊXITO DA HISTÓRIA DA TELEVISÃO BRASILEIRA


Adaptada por Gilberto Braga, o romance A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães, transformou-se no maior sucesso da história da telenovela brasileira (as únicas que chegaram perto foram Da Cor do Pecado e Avenida Brasil). Justifica-se: ele não só conquistou o coração dos brasileiros, como de cubanos, chineses e outras dezenas de nacionalidades. A Escrava Isaura foi um dos produtos mais rentáveis da história da Central Globo de Produções.
Ela chegou a ser reprisada e ainda ganhou uma nova versão nos anos 2000, dessa vez feita pela Record TV.
A Escrava Isaura foi responsável pelo sucesso de vendas do livro de Bernardo Guimarães na China. Lucélia Santos, atriz que protagonizou a personagem central, chegou a receber prêmios nesse país (e, veja só, numa votação que envolveu 300 milhões de pessoas).
Uma curiosidade: A Escrava Isaura foi exibida sete vezes na França e cinco na Alemanha. Em Cuba, o governo interrompeu o racionamento de energia por algumas horas apenas para que as pessoas pudessem acompanhar a novela.
Filha de uma mulata mucamba com um homem branco, Isaura cresce na casa de Esther, de quem sempre foi protegida. As coisas mudam radicalmente com a morte de Esther. Apaixonado por ela, seu filho Leôncio se apodera da carta de alforria de Isaura e a trata mal em virtude do amor não correspondido. Isaura torna-se uma escrava e é obrigada a fugir de Leôncio, além de se tornar uma ferrenha defensora do abolicionismo.
Graças ao grande sucesso de A Escrava Isaura, Lucélia Santos torna-se uma das atrizes mais solicitadas do país. O dramaturgo Nelson Rodrigues fez questão de convidá-la para interpretar algumas das suas personagens femininas. Mais tarde, ela e o ator Rubens de Falco (que interpretou Leôncio) protagonizaram outra novela de época: Sinhá Moça.

Fonte: Memória Globo
Crédito da imagem: capa da revista Amiga, da editora Bloch, com os atores Edwin Luisi, Lucélia Santos e Rubens de Falco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário