22/12/2017

IRMÃOS CORAGEM - A NOVELA QUE INTEGROU O BRASIL


 
Em entrevista para o canal Globo News, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, ex-produtor da Rede Globo, listou as 10 melhores novelas de todos os tempos. Entre as eleitas, quatro tinham como autora a saudosa novelista Janete Clair.
Entre as novelas citadas por Boni estava Irmãos Coragem, levada ao ar entre 1970 e 1971. Foram 328 capítulos de uma trama que, como podemos perceber, durou quase um ano.
Escrita por Janete Clair, Irmãos Coragem contava com um grande elenco espetacular: Tarcísio Meira, Glória Menezes, Cláudio Cavalcanti, Cláudio Marzo, Regina Duarte, Milton Gonçalves, Emiliano Queiroz, Sônia Braga e Dorinha Duval, entre outros.
A trama gira em torno de dois fatores: a dominação de uma região de garimpo por um latifundiário despótico (o coronel Pedro Barros, interpretado por Gilberto Martinho) e a descoberta de um valioso diamante por um garimpeiro (João, personagem de Tarcísio Meira). Os irmãos que dão nome à novela são João, Jerônimo (Cláudio Cavalcanti) e Duda (Cláudio Marzo).
Irmãos Coragem foi a primeira telenovela a unificar o Brasil. Foi exibida de norte a sul, com uma audiência impressionante.
O contexto histórico da trama é bastante interessante, principalmente se levarmos em conta que o Brasil ainda vivia sob a ditadura militar. Disfarçadamente, Janete Clair transformou os donos do poder em personagem autoritário e despóticos. João representava o militante anti-regime. Temos que lembrar também que a novela estreou num período de encantamento pelo futebol. A seleção brasileira tinha acabado de conquistar o tri-campeonato na Copa do Mundo do México. Uma das tramas envolvia justamente o personagem Duda, cujo sonho era ser jogador de futebol. O curioso é que a novela reuniu mais audiência do que a final da Copa do Mundo.
Janete Clair escreveu a novela sozinha, sem a ajuda de qualquer colaborador. Graças ao sucesso estrondoso, a Globo reprisou a trama duas vezes. A primeira ocorreu em janeiro de 1980, no Festival 15 anos; a segunda, em maios de 1990, no Festival 25 anos.
Em 1995, foi feito um remake de Irmãos Coragem. Dessa vez, os protagonistas foram interpretados por Marcos Palmeira, Marcos Winter e Ilya São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário