30/12/2017

10 QUADROS DO PROGRAMA SILVIO SANTOS CONSIDERADOS INESQUECÍVEIS


Consta que Silvio Santos apresentou seu primeiro programa, Vamos Brincar de Forca, em 1962, na antiga TV Paulista. Passou a comandar seu popular programa de domingo em 1964 e desde então não parou mais. Dizem até que domingo sem Silvio Santos não é domingo. Entre os inúmeros programas e quadros apresentados por ele estão Porta da Esperança, Namoro na TV, Gol Show, Topa Tudo por Dinheiro, Domingo no Parque e Show de Calouros, entre outros. Alguns entraram definitivamente no imaginário popular. O Modas e Manias listou 10 desses quadros inesquecíveis, considerados verdadeiros campeões de audiência.

Passa ou Repassa - Surgiu em 1987 com o nome Passe ou Repasse. Era inspirado no programa norte-americano Double Dare. Tratava-se de um jogo de perguntas e respostas sobre assunto diversos, inicialmente apresentado por Silvio Santos, mas que, com o tempo, também foi apresentado por Gugu e Celso Portiolli.

Qual é a Música? – Estreou em 1976, ainda no tempo em que o programa Silvio Santos fazia parte da programação da Globo. Era uma versão brasileira do programa norte-americano Name that Tune e consistia numa gincana musical em que os competidores, geralmente cantores/grupos famosos, tinham que adivinhar a música em questão. Uma vez que se tratava de um quadro sobre música, ele tinha participações de orquestras, corais e até de um cantor em play-back.

Porta da Esperança – Consistia num programa em que Silvio realizava os sonhos dos telespectadores. Durante uma conversa com o apresentador, a pessoa relatava qual o seu sonho e em seguida abria-se uma porta em que aparecia um empresário ou celebridade ajudava a torna-lo realidade. Pedia-se casa, viagem, carro, maquinário para abrir um negócio...

Domingo no Parque – Era uma espécie de gincana com a participação do público infantil. Estreou nos anos 80 com diversos quadros. Tinha competições como a corrida de bebês, o cabo de guerra e o concurso de dança. Entre os quadros considerados “clássicos” vale lembra daquele em que a criança ficava numa cabine e respondia “sim” ou “não” quando uma luz acendia, ganhando ou perdendo brindes.

Boa Noite, Cinderela – Estreou no tempo em que Silvio Santos apresentava seu programa na Globo. Ao longo do quadro, eram contadas as histórias de três meninas de baixa renda. Uma delas era escolhida no fim do programa, sendo coroada princesa. Além da coroa, ela ganhava muitos prêmios, que iam de bonecas a produtos para o lar.

Show de Calouros – Foi um dos quadros mais duradouros dos domingos com Silvio Santos. Um candidato a cantor apresentava-se no palco e era julgado por um grupo de jurados, entre os quais os exigentes José Fernandes e Aracy de Almeida.

Tentação – Realizado em conjunto com o Baú da Felicidade, o Tentação era uma gincana em que um grupo de 60 clientes sorteados tinham que responder entre três respostas possíveis. No final, os participantes restantes tinham que abrir uma maçã e permanecia apenas aquele que retirava uma flor. O interessante é que o quadro apresentava curiosidades sobre assuntos variados, seguidas por uma pergunta feita aos participantes.

Roletrando – Tratava-se de um quadro em que os sorteados tinham que girar uma roda que definia o valor que ela tinha direito a ganhar caso acertasse uma letra da palavra misteriosa. Se errasse a letra, quem tinha direito a girar a roda era o concorrente. É apresentado até hoje, mas com outro nome: Roda a Roda Jequiti.

Cidade Contra Cidade – Foi um dos quadros mais populares apresentados por Silvio Santos. Entrou no ar pela primeira vez durante os anos 1960, voltando a ser apresentado de 1977 a 1980 e de 1988 a 1989 (dessa vez, apresentado por Gugu Liberato). Era uma gincana entre cidades, geralmente do interior de São Paulo, com provas realizadas em estúdio e gravadas.

Topa Tudo por Dinheiro – Foi um dos quadros mais inesquecíveis do programa Silvio Santos. Alcançou tamanha audiência que por mais de uma vez bateu o Fantástico no Ibope. Todos devem lembrar do jargão “Quem quer dinheiro?”, usado pelo apresentador. Chamavam especial atenção as pegadinhas, normalmente com o ator Ivo Holanda. O Topa Tudo por Dinheiro é ainda hoje um do quadros que mais tempo permaneceu no ar.

Fontes: Wikipédia, Lista 10, SBT.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário