02/12/2017

COMO MUDANÇA DE HÁBITO AJUDOU A TORNAR WHOOPI GOLDBERG AINDA MAIS POPULAR



Até o lançamento de Mudança de Hábito, Whoopi Goldberg era conhecida apenas por A Cor Púrpura e Ghost – Do outro Lado da Vida. A sua veia cômica se tornou famosa justamente por seu papel em Ghost. Talvez tenha sido por isso que foi chamada para atuar em Mudança de Hábito, de 1992.
Dirigido por Emile Ardolino, Mudança de Hábito teve uma recepção calorosa por parte da crítica. Mas foi o grande público quem se apaixonou realmente por essa comédia-musical com Harvey Keitel, Maggie Smithe e grande elenco (além da própria Woopi, é claro). Isso motivou os produtores a fazerem uma continuação, além de que inspirou uma peça com o mesmo nome.
Mudança de Hábito conta a hilária aventura de Deloris Van Cartier, a amante de um gângster de Las Vegas que testemunha um assassinato cometido por ele. Temendo ser denunciado, ela ordena que seus capangas a matem. Com a ajuda de um oficial do FBI, ela entra num programa de proteção a testemunha e vai parar no local mais improvável: um convento em San Francisco, na Califórnia. A madre superiora ordena que obedeça todas as regras de penitência e bom comportamento do convento, mas Deloris apresenta dificuldade de adaptação. A convivência com as demais freiras – e o próprio ambiente, é óbvio – melhora somente quando ela passa a fazer parte do coral do convento. Mas ao invés de canções bem comportadinhas, ela faz com que as freiras cantem músicas mais alegres. Chegam a até a dançar durante as apresentações! Isso chama a atenção da imprensa, que coloca o convento em evidência, mas atrai o ex-amante de Deloris. No final, ela descobre como a vida monástica pode ser gratificante, ao contrário do dia a dia mundano que tinha até então.
Mudança de Hábito foi um dos filmes mais vistos do início dos anos 90. Marcou o apogeu da carreira de Whoopi Goldberg, que na época se tornou uma das atrizes mais requisitadas em Hollywood.
O filme também agradou em cheio aos brasileiros, que não se cansaram de assistí-lo em VHS (lembrando que os aparelhos de videocassete estavam em decadência), DVD e TV por assinatura. É também um dos filmes mais reprisados na Sessão da Tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário