04/12/2017

30 COISAS QUE QUASE TODO O MUNDO FEZ DURANTE OS ANOS 80


Uma das coisas que quase todo mundo fez foi chorar durante a despedida do ursinho Micha na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980.

Acompanhou a carreira do piloto Nelson Piquet na Fórmula 1 e logo pelo final da década, do novato Ayrton Senna.

Curtiu as músicas de Rita Lee que bombaram naquela década, como Banho de Espuma, Chega Mais, Baila Comigo, Lança Perfume e Desculpe o Auê.

Vibrou com os videoclipes das músicas do álbum Thriller, de Michael Jackson, principalmente Beat It, Billie Jean e Thriller.

Acompanhou os festivais da Rede Globo, entre os quais o MPB 80 e o MPB-Shell.

Assistiu pela TV as apresentações do primeiro Rock in Rio, além do festival Hollywood Rock.

Aderiu sem pensar à moda do rock brasileiro. E comprou um disco do grupo Titãs. Ou do Paralamas do Sucesso. Ou Legião Urbana. Ou Capital Inicial, Barão Vermelho, Nenhum de Nós, Ira!...

Torceu o nariz para o grupo porto-riquenho Menudo, que hipnotizou as adolescentes durante os anos de 1984 e 1985. A menos que fosse uma adolescente...

Cantou o tempo todo a música Você Não Soube me Amar, do grupo Blitz, um dos grandes hits do começo da década.

Jogou com amigos o Pac-Man, Enduro, Frost Free e outros cartuchos de games do Atari.

Se emocionou com o filme ET – O Extraterrestre, além de que assistiu quase todos os filmes para a adolescentes que chegavam aos cinemas: Gremlins, Os Goonies, O Enigma da Pirâmide...

Acompanhou quase todos os filmes de Stallone e Schwarzenegeer, principalmente as franquias Rambo e O Exterminador do Futuro.

Ficou tenso com filmes de terror do tipo A Hora do Pesadelo, Halloween, Hellraiser e Sexta-Feira 13 (mas vomitou as tripas mesmo foi com A Morte do Demônio).

Assistiu quase todos os capítulos da novela Roque Santeiro. Chegou até a imitar os gestos do Sinhozinho Malta, com o seu “Tô certo ou tô errado?”.

Ficou curioso com o assassinato da megera Odete Roitman na novela Vale Tudo. E fez questão de acompanhar o último capítulo para saber quem era o criminoso.

Acompanhou a carreira da apresentadora infantil Xuxa quase sem querer. Bastava ir numa festa infantil para ouvir as músicas dela...

Esperou a sexta-feira chegar para pegar filmes em VHS emprestados na locadora para assistir durante o final de semana. Mas certamente ficou de mal humor se alguma vez devolveu a fita sem rebobinar e teve que pagar multa.

Acompanhou modismos como o windsurfe (principalmente o pessoal do Rio de Janeiro), patins de quatro rodas, fliperamas e ioiôs da Coca-Cola.

Resolveu aderir ao Círculo do Livro, um clube de compras literário que virou moda naquele período. Através da Revista do Livro, comprou livros como O Analista de Bagé, O Outro Lado da Meia-Noite, Feliz Ano Velho ou Eu, Christiane F...

Fez compras em lojas de departamentos, que atraia a classe média desde os anos 60. Eram lojas como Mappin, Mesbla, Hermes Macedo, Sears...

Uma vez que o Brasil ainda era um país de maioria católica, quase todos acompanharam e se emocionaram com a visita do papa João Paulo II ao país.

Participou ativamente das manifestações pelas Diretas Já, mas chorou rios de lágrimas com a derrota da emenda Dante de Oliveira no Congresso.

Voltou a chorar rios de lágrimas com a morte repentina de Tancredo Neves, o primeiro presidente civil depois de duas décadas de ditadura militar.

Torceu pelo sucesso do Plano Cruzado, instituído pelo então presidente José Sarney (lembrando que algumas pessoas fizeram questão de virar “fiscal do Sarney”).

Se encheu de esperança com a promulgação da nova Constituição brasileira, em 1988.

Começou o ano de 1989 em estado de choque com o naufrágio do barco Bateau Mouche, no Rio de Janeiro. Já na manhã de 1 de janeiro, acompanhou pela TV o resgate dos corpos.

Torceu com o coração pela seleção brasileira durante a Copa do Mundo de 1982, na Espanha. Estava crente de que a equipe de Zico, Falcão e Sócrates voltaria para casa com a taça, mas... chorou rios de lágrima de novo, dessa vez com a derrota do Brasil para a Itália.

Quis juntar dinheiro para comprar pelo menos um binóculo para acompanhar a passagem do cometa Halley pela Terra. E, comprando ou não, teve uma grande decepção!

Ficou perplexo com o acidente nuclear de Chernobyl, União Soviética, em 1986. Ficou muito mais perplexo com o acidente com o Césio-137, em Goiânia, aqui mesmo no Brasil.

Terminou a década com a certeza de que o mundo nunca mais seria mais o mesmo com a queda do comunismo no Leste Europeu, inclusive na então toda-poderosa União Soviética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário