28/12/2017

POOH, ZÉ COLMEIA E OUTROS URSOS QUE MARCARAM A NOSSA INFÂNCIA


O mais famoso urso dos desenhos animados é, não resta dúvida, o bonachão Pooh. Lançado pelos estúdios Disney, Pooh transformou-se em longa-metragem, série para a TV, brinquedos, livros infantis, histórias em quadrinhos... É conhecido em praticamente todo o mundo, com algumas exceções. Mas ele não foi o único urso a conquistar o planeta. Surgiram outros que entraram para a galeria de personagens inesquecíveis dos desenhos animados. Conheça alguns deles no texto abaixo.

Zé Colmeia – Batizado originalmente de Yogi Bear, foi criado em 1968 pelos estúdios Hanna-Barbera. Zé Colmeia era um urso guloso que gostava de roubar cestas dos turistas do parque Jellystone. Seu melhor amigo era o ursinho Catatau, e sua noiva, a ursa Cindy.

Ursinhos Gummi – Criados pelos estúdios Disney nos ano 80, os Ursinhos Gummi viviam num reino medieval e mágico chamado Dunwyn. Eles são considerados lendas em Dunwyn, e procuram a todo custo não ser vistos pelos humanos. O único humano que consegue contato com os ursinhos é o garoto Crispim.

O Pequeno Urso – Foi criado nos anos 90 pelo estúdio canadense Nelvana, inspirado nos livros de Else Minarik. Conta as aventuras de um ursinho muito curioso que possui diversos amigos animais, entre os quais uma pata, uma galinha e uma coruja.

Masha e o Urso – Baseada em contos do folclore russo, conta as aventuras de uma garotinha que vive numa cabana na floresta e seu amigo urso. Além de suportar as travessuras da pequena Masha, o urso é também o anjo da guarda que a livra de muitas enrascadas.

Ursinho Pooh – Animação clássica da Disney, o Ursinho Pooh – que antigamente era chamado do Brasil de Puff – é a versão em desenho animado do personagem de mesmo nome do escritor inglês Alan Alexander Milne. Chamado originalmente de Winnie the Pooh, conta a história do simpático Pooh e seus amigos Tigrão, Leitão, Bisonho, Guru, Coelho e o garoto Abel.

Urso do Cabelo Duro – Feita pelos estúdios Hanna-Barbera, a série contava as trapalhadas de um grupo de ursos que vivia pacatamente num zoológico. Comandados por Cabeludo (Hair Bair, o urso que dá nome à série), os três ursos sempre fugiam do zoológico. Eram perseguidos pelo senhor Peevly e seu ajudante Botch. Muitas vezes, a fuga acabava em perseguições (o curioso é que eles sempre recorriam a uma moto invisível). Os amigos de Cabeludo eram Quadrado e Enrolado.

Ursinhos Carinhosos - Conta a história de um grupo de ursinhos que vivem na Nuvem Rosa (ou Reino do Carinho, se levarmos em conta a tradução ao pé da letra) e ajudam as pessoas a recuperar seus bons sentimentos, além de proteger a Terra das sombras. Nesse caso, as sombras seriam personificadas por vilões como Coração Gelado, Coração Negro, Doutor Susto, Professor Frio Nalma e O Livro Negro. Cada ursinho possui uma pelagem diferente, além de símbolos nas suas barrigas. A ursinha Animadinha, por exemplo, é rosa-claro com um arco-íris na barriga. Já o ursinho Boa Sorte é verde e possui um trevo. O curioso é que a série surgiu em cartões de boas festas e aniversário da American Greetings. O sucesso foi tamanho que os ursinhos logo viraram brinquedos e, em seguida, desenhos animados.

Matraca e Fofoquinha – Também dos estúdios de William Hanna e Joseph Barbera, Matraca e Fofoquinha (Breezly e Sneesly, em inglês) foi uma série criada nos anos 1960. Era sobre as aventuras do urso-polar Matraca Trica e seu amigo Fofoquinha, que viviam num iglu no ártico. Como Fofoquinha viviam gripado, eles procuravam roubar medicamentos do quartel do Exército da região.

Zé Buscapé – Conhecido nos Estados Unidos como Hillbilly Bears, a série criada nos Estados Unidos pela HB contava a rotina de um urso caipira e sua família. Moradores da zona rural e com forte sotaque do interior, eles quase sempre tinham que defender suas terras de invasores. O interessante é que sempre ocorria algum choque de culturas quando um visitante da cidade aparecia no sítio do Zé. Além do personagem principal, a família tinha outros três membros: Bié Buscapé, Chapeuzinho e Florzinha.

Rupert – O ursinho branco Rupert surgiu nos anos 90 pelas mãos da empresa canadense Nelvana. Baseada nas histórias em quadrinhos criadas por Mary Tourtel, mostrava basicamente as aventuras de Rupert, um ursinho espirituoso e brincalhão. Apesar de morar num pequeno vilarejo, ele gostava de viajar pelo mundo. Rupert possuía diversos amigos, entre os quais Pong Ping, Texugo, Tigresa e Valdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário