09/12/2017

MANDA-CHUVA, O MALANDRO QUE CERTAMENTE NUNCA SAIRÁ DE NOSSAS MEMÓRIAS


Entre os desenhos “clássicos” dos antigos estúdios de William Hanna e Joseph Barbera (atual Cartoon Network), vale lembrar dos seguintes: Os Flintstones, Os Jetsons, Scooby doo, Jonny Quest, Corrida Maluca, Tom & Jerry, Zé Colmeia, Os Impossíveis e Manda-Chuva.
Chamado originalmente de Top Cat, Manda-Chuva é uma série com as histórias de uma gangue de gatos de rua comandadas por um gato malandro chamado justamente de Manda-Chuva. Entre os membros dessa “turma” estavam Batatinha, Bacana, Gênio, Espeto e Chu-Chu. Outro personagem frequente é o guarda Belo, antagonista de Manda-Chuva. Eles faziam de tudo para, sob a batuta do líder, conseguir levar vantagens em diversas situações.
Manda-Chuva morava numa lata de lixo bem cuidada, onde tinha todo o conforto. Tinha sempre à mão um telefone público – instalado para uso da polícia, é claro –, ao qual recorria nos momentos de necessidade. Apesar de possuir um espírito de liderança incontestável, não costumava ouvir os conselhos de seus amigos. Acaba sempre se dando mal por isso, na maioria das vezes encrencado com o guarda Belo.
A série Top Cat estreou em 1961 no Estados Unidos. Teve apenas uma temporada com 30 episódios, reprisados constantemente tanto em seu país de origem quanto no exterior. No Brasil, foi exibida por emissoras como Globo, SBT, Boomerang e Tooncast.
Apesar de possuir apenas uma temporada, Manda-Chuva tornou-se um dos desenhos preferidos dos fãs de Hanna-Barbera. A marca do Top Cat é usada em diversos produtos pelo mundo afora, desde bichos de pelúcia até jogos. Podemos, portanto, dizer seguramente que Manda-Chuva jamais saiu ou sairá de moda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário