18/12/2017

SAIBA QUAIS FORAM OS MODISMOS E AS MANIAS QUE MARCARAM O ANO DE 1974

 
Um dos assuntos mais comentados nas rodas de conversa foi a Copa do Mundo da Alemanha. Primeiro, porque a seleção brasileira não repetiu o feito de 1970. Segundo, porque foram os holandeses que surpreenderam com o seu talento. Terceiro, porque a campeã foi a própria Alemanha Ocidental (lembrando que na época a Alemanha era dividida em Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental).

Uma das personalidades que mais deram o que falar foi o bi-campeão de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi. Outra personalidade esportiva que não saiu da boca do povo foi o campeão de boxe Muhammad Ali.

Do mundo da música, os mais comentados foram Roberto Carlos, Raul Seixas e Secos & Molhados. Com um visual andrógino, o grupo de Ney Matogrosso chegava a lotar ginásios em suas apresentações.

Entre as músicas mais ouvidas de 1974, vale lembrar de O Vira, do Secos & Molhados; Amante Latino, também do Secos & Molhados; O Portão, de Roberto Carlos; Eu Quero Apenas, outra de Roberto Carlos; Charlie Brown, de Benito di Paula; Canta, Canta Minha Gente, de Martinho da Vila; e Gita, de Raul Seixas.

Entre as personalidades do cinema, as mais faladas foram o diretor norte-americano Francis Ford Coppola e o brasileiro José Mujica Marins/Zé do Caixão.

Os filmes em estilo “catástrofe” estavam em moda. Um dos mais vistos naquela época foi Terremoto. Com uma trama macabra, O Exorcista foi um dos filmes mais assistidos.

Publicações da Editora Brasil-América Limitada, a EBAL, dominavam as bancas de jornais. Ela chegou a lançar edições de luxo de heróis como Flash Gordon, Tarzan, Jim das Selvas, Mandrake e Príncipe Valente.

Entre os escritores brasileiros mais populares estava Cassandra Rios e Adelaide Carraro.

A Estrela aproveitou a popularidade do piloto Emerson Fittipaldi para lançar uma versão “Fittipaldi” do brinquedo Autorama.

As calças do tipo jeans começam a se popularizar entre os brasileiros. Uma das marcas pioneiras foi a USTop.

Nenhum comentário:

Postar um comentário