10/02/2018

X-TUDO, O SAUDOSO PROGRAMA DE VARIEDADES INFANTIL DA TV CULTURA

 
O X-Tudo foi um programa infantil exibido pela TV Cultura entre abril de 1992 e novembro de 2002. Apesar do caráter educativo, tinha um formato dinâmico, que permitia abordar quadros como ciência e literatura. As dicas de livros eram dadas por Raquel Barcha, que interpretava uma “gênia” chamada Sherazade.
Os fãs do X-Tudo acompanhavam com interesse os quadros com curiosidades científicas de Marcelo Mansfield, além das dicas de culinária de Rafael Barioni. Ele ensinava a fazer sucos diferentes, pratos divertidos e lanches rápidos. Rafael assumia também a função de repórter-mirim do programa.
Quando estreou, o X-Tudo era comandado por Gerson de Abreu ao lado do boneco X. Ele permaneceu até 1995, quando foi convidado para apresentar um programa infantil na TV Record, o Agente G.
Com a saída de Gerson, o programa passou a ser apresentado por Márcio Ribeiro. Aliás, o X-Tudo teve o seu elenco alterado diversas vezes. Entre o atores e apresentadores que gravaram quadros para o programa, vale lembrar de Norival Rizzo, Joyce Roma, Oscar Simch, Enrique Serrano, Fernando Gomes e Fernanda Souza. Esta última saiu para integrar o elenco da novela infanto-juvenil Chiquititas, no SBT, no papel da menina Mili. No X-Tudo, Fernanda representava com frequência uma repórter mirim.
Tanto Gerson de Abreu quanto Márcio Ribeiro faleceram em virtude de problemas de saúde. Gerson faleceu em 2002 e Márcio, em 2013.
O X-Tudo foi reapresentado na TV Cultura ao longo de 2014 e mais recentemente, na TV Ra-Tim-Bum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário