14/02/2018

RÁDIO PIRATA AO VIVO, O DISCO QUE MARCOU O AUGE DA CARREIRA DO RPM



Podemos seguramente afirmar que os anos entre 1981 e 1990 foram os anos do rock brasileiro, cujas influências iam da new wave ao punk.
Foram nos anos 80 que surgiram grupos inesquecíveis como Titãs, Barão Vermelho, Legião Urbana, Ratos de Porão, Blitz e RPM. As duas últimas se transformaram em verdadeiros modismos. Formado por Paulo Ricardo, Luiz Schiavon, Fernado Deluqui e Paulo Pagni, o RPM atraiu multidões para seus concertos. E curiosamente, o seu disco de maior vendagem foi gravado ao vivo.
Cabe aqui lembrar que o Rotações Por Minuto (significado da sigla RPM) lançou apenas quatro álbuns de estúdio, sendo dois durante o seu apogeu. Entre um disco e outro, a banda lançou em 1986 o álbum Rádio Pirata ao Vivo, um trabalho que ainda hoje é um dos mais vendidos da história do rock brasileiro, com 3 milhões de cópias.
O Rádio Pirata ao Vivo foi gravado no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, entre os dias 26 e 27 de maio de 1986. Esse show foi dirigido por ninguém menos que Ney Matogrosso. Entre as músicas apresentadas estão Rádio Pirata (até então, o maior sucesso do RPM), Olhar 43, Alvorada Voraz, Flores Astrais e London, London. Curiosamente, essas duas últimas são covers do Secos & Molhados e Caetano Veloso. Graças ao disco, ambas foram tocadas à exaustão nas emissoras rádios da época.
Rádio Pirata ao Vivo contém somente nove músicas. São canções que remetem aos anos 60 aos 80, dão uma pequena ideia da qualidade da música brasileira produzida nesse período. Rádio Pirata mantém o mesmo ritmo da música de estúdio. Flores Astrais possui uma batida de bateria irresistível. Podemos dizer que até Caetano Veloso se rendeu à beleza de London London.
Assim como Cabeça Dinossauro, do Titãs, e As Aventuras da Blitz, da Blitz, Rádio Pirata ao Vivo é super-recomendado para quem pretende formar uma discoteca básica dos anos 80. Você certamente não se arrependerá.
Em tempo: Rádio Pirata é o nome do primeiro disco do RPM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário