07/02/2018

21 CURIOSIDADES SOBRE AS NOVELAS ESCRITAS POR CASSIANO GABUS MENDES


Cassiano Gabus Mendes nasceu em São Paulo, em 1927, e faleceu em 1993 na mesma cidade.

Cassiano é pai dos atores Tato Gabus Mendes e Cássio Gabus Mendes, além de cunhado do também ator Luís Gustavo.

Acredite se quiser, mas Cassiano foi convidado para ser diretor artístico da recém-inaugurada TV Tupi com apenas 24 anos de idade.

As novelas mais famosas de Cassiano são Anjo Mau (1976), Locomotivas (1977), Te Contei? (1978), Marrom Glacê (1979), Plumas & Paetês (1980), Elas por Elas (1982), Ti-Ti-Ti (1985), Brega e Chique (1987), Que Rei Sou Eu (1989), Meu Bem Meu Mal (1990) e O Mapa da Mina (1993).

As novelas Anjo Mau e Ti-Ti-Ti tiveram duas versões, ambas com grande sucesso de audiência.

O primeiro trabalho importante de Cassiano na Tupi foi a adaptação do filme A Vida por um Fio para a televisão. O sucesso motivou a emissora a investir na adaptação de diversos filmes e livros num programa chamado TV Vanguarda.

A trama de Beto Rockfeller, um dos maiores sucessos da extinta TV Tupi, foi idealizada por Cassiano e escrita por Bráulio Pedroso. Outro grande sucesso nascido na mente prodigiosa de Cassiano foi o seriado Alô Doçura, com Eva Wilma e John Herbert nos papéis de protagonistas.

A novela Anjo Mau, a primeira de Cassiano na Rede Globo, marcou também a estreia de Luís Gustavo, o protagonista de Beto Rockfeller, na emissora.

Luís Gustavo sempre teve atuação marcante nas tramas de Cassiano. Além de Beto Rockfeller, ele interpretou o detetive Mário Fofoca em Elas por Elas, e o estilista Victor Valentim, em Ti-Ti-Ti.

Lançado pelo personagem Victor Valentim (Luís Gustavo) em Ti-Ti-Ti, o batom da marca Boka Loka acabou chegando ao mundo real e fazendo um sucesso tremendo entre as mulheres.

A babá Nice, de Anjo Mau, foi a primeira protagonista de Suzana Vieira numa novela da Globo. Detalhe: ela fez uma participação especial no último capítulo do remake da novela, exibido em 1997.

Locomotivas foi em parte inspirada nas vedetes famosas do teatro de revista, entre as quais Virgínia Lane, Nélia Paula e Mara Rúbia. Uma das personagens mais marcantes dessa novela foi, por sinal, a fictícia vedete Kiki Blanche, interpretada pela saudosa Eva Todor.

Eva Todor fez uma aparição surpresa na segunda versão de Ti-Ti-Ti, interpretando Kiki Blanche, de Locomotivas. Temos que lembrar que a autora Maria Adelaide Amaral também reaproveitou na mesma novela parte da trama de Plumas & Paetês.

Outro personagem de Cassiano que apareceu de surpresa em diversas cenas da segunda versão de Ti-Ti-Ti foi Mário Fofoca (Luís Gustavo), de Elas por Elas.

O ator Dênis Carvalho começou a dirigir novelas da Globo a partir de seu trabalho como diretor em Locomotivas.

Enquanto Locomotivas tinha um salão de beleza como um dos principais cenários, Marrom Glacê tinha um buffef onde ocorriram festas da alta sociedade. Plumas & Paetês e Ti-Ti-Ti abordavam o universo da moda.

Os últimos 42 capítulos finais de Plumas & Paetês foram escritos pelo novelista Silvio de Abreu, que substituiu Cassiano Gabus Mendes quando este precisou se afastar em virtude de um infarto.

O sucesso do personagem Mário Fofoca, de Elas por Elas foi tão grande, que ele ganhou um seriado próprio, exibido em 1983.

Cassiano apresentou a ideia da novela Que Rei sou Eu? em 1979, mas a emissora não permitiu que fosse levada adiante em virtude da conjuntura política da época (o Brasil ainda vivia sob regime militar). Que Rei Sou Eu? só estreou dez anos depois.

Meu Bem, Meu Mal foi escrita por Cassiano em parceria com Maria Adelaide Amaral. Eles combinaram que ele escreveria os capítulos de segunda, quarta e sexta e ela, de terça, quinta e sábado.

A última novela de Cassiano Gabus Mendes foi O Mapa da Mina, exibida em 1993. Ele faleceu 15 dias antes do término da novela, deixando os últimos capítulos escritos. Nas cenas finais, o ator Lima Duarte fez em nome de toda a equipe da novela, bem como da Rede Globo, uma homenagem ao autor.

Fontes: Wikipédia, Memória Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário