28/02/2018

THE RISE AND FALL OF ZIGGY STARDUST, A MELHOR OBRA-PRIMA DE DAVID BOWIE

 
 
O mais famoso álbum de David Bowie é, não resta dúvida, The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, lançado em 1972.
Expoente máximo do glam rock, Ziggy Stardust (o título simplificado) provocou um impacto avassalador no cenário pop dos anos 70. A faixa mais famosa é Starman, música regravada por diversos artistas nas décadas seguintes. Com o detalhe de que ganhou um versão brasileira feita pelo grupo Nenhum de Nós com o título Astronauta de Mármore.
Quinto álbum da carreira de Bowie, Ziggy Stardust conta a jornada de um rock star que age como emissário de extraterrestres. Bissexual e com figurino andrógino, ele discute temas como o uso de drogas e a sexualidade humana. O próprio Bowie assumiu o visual do personagem – levando em conta que Ziggy é, na verdade, o alter ego de Bowie.
Ziggy Stardust foi o único álbum do glam rock a resistir à passagem do tempo. Continua sendo na opinião de muitos críticos, um dos discos essenciais da carreira de Bowie, ao lado de Alladin Sane, lançado em 1973.
Não foi apenas a crítica que se esbaldou com Ziggy, o público também. Chegou a ser um dos discos mais vendidos no Reino Unido na época do seu lançamento. A recomendação da contracapa (To be player at maximum volume, “para ser tocado no volume máximo”) foi levado ao pé da letra pelos velhos e novos fãs de Bowie.
Além de Starman, vale a pena dedicar maior atenção a faixas como Five Years, Ziggy Stardust, Suffragette City e Rock’N’Roll Suicide. Com quase cinco minutos de duração, Five Years abre o álbum com classe.
Ziggy Stardust foi diversas vezes considerados um dos 100 melhores álbuns de todos os tempos pela revista Rolling Stone. A revista Q o elegeu como um dos 25 melhores. Foi também incluído no livro 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer.
Em tempo, Ziggy foi lançado na mesma em que surgiram outros discos essenciais para o rock/pop dos anos 70: Vol. 4 (da banda de heavy metal Black Sabbath), Slayed (Slade), Transformer (Lou Reed), The Eagles (Eagles), Exile on Main St. (Rolling Stones) e School’s Out (Alice Cooper).
Uma curiosidade: Spiders of Mars era a banda que acompanhava David Bowie na época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário