26/02/2018

CARGA PESADA E A ROTINA DOS CAMINHONEIROS PELAS ESTRADAS DO BRASIL

 
Entre o final dos anos 70 e início dos 80, a Globo investiu maciçamente em minisséries e séries nacionais. Entre as minisséries, vale lembrar de Quem Ama Não Mata e Lampião e Maria Bonita. Dos seriados, vale Malu Mulher, Plantão de Polícia, Amizade Colorida, O Bem-Amado, Obrigado Doutor e Carga Pesada.
Protagonizada pelos caminhoneiros Pedro (Antônio Fagundes) e Bino (Stênio Garcia), Carga Pesada foi uma das mais bem sucedidas produções daquele período. Estreou em maio de 1979 e durou três temporadas, exibidas sempre nos finais de noite.
Carga Pesada contava a rotina de dois caminhoneiros que após comprarem um caminhão em sociedade, rodam o Brasil de norte a sul transportando cargas pesadas. Eles enfrentam tempestades, estradas lamacentas e bandidos. Vivem também experiências surreais, que envolvem de prováveis santos milagreiros a prostitutas.
Parte do seriado foi patrocinado pela fabricante de caminhões Scania, mais tarde substituída pela Chrysler (lembrando que esta produziu veículos pesados no Brasil com a marca Dodge).
O detalhe é que Carga Pesada foi inspirada num episódio de Caso Especial, uma série de teleteatro exibida pela Globo nos anos 70. Chamada Jorge, um Brasileiro, ele foi dirigida por Paulo José, que sugeriu a criação de uma série sobre o dia a dia dos caminhoneiros.
Carga Pesada fez sucesso sobretudo entre os caminhoneiros, que escreviam para a emissora elogiando a série e muitas vezes contavam as suas histórias pelas estradas do país.
Um remake foi produzido no início dos anos 2000 com Pedro e Bino retomando a rotina de caminhoneiros 22 anos depois.


Nenhum comentário:

Postar um comentário