21/02/2018

O IMPACTO DA NOVELA O DIREITO DE NASCER NA TELEVISÃO BRASILEIRA


Exibida pela TV Tupi em 1964, a novela O Direito de Nascer é considerada ainda nos dias atuais um dos folhetins eletrônicos de maior impacto na história da televisão brasileira. Razões não faltam, e nós vamos enumerá-las nas próximas linhas.
Temos que lembrar que a história original foi escrita em 1948 pelo cubano Félix Caignet, mais tarde adaptada em vários países. Vale lembrar também que O Direito de Nascer fez um grande sucesso no rádio brasileiro no início da década de 1950.
Os responsáveis pela primeira adaptação de O Direito de Nascer para a televisão brasileira foram Thalma de Oliveira e Teixeira Filho. Com capítulos de cerca de 30 minutos, ela entrou no ar em 7 de dezembro de 1964. Detalhe: entre os diretores estava o hoje consagrado ator Lima Duarte.
O Direito de Nascer contou com atores como Nathalia Timberg, Amilton Fernandes, Isaura Bruno, Guy Loup, José Parisi, Rolando Boldrin, Marcos Plonka e Oswaldo Loureiro, entre outros, no elenco.
O enredo girava em torno de Albertinho Limonta (Amilton Fernandes), um homem criado por uma madrasta negra que tenta descobrir as suas verdadeiras origens. Envergonhada por ter um filho bastardo, a verdadeira mãe resolve ingressar num convento e se tornar freira. O pai desaparece sem que ninguém tenha notícias dele. Albertinho só descobre a sua origem, obviamente, nos derradeiros capítulos.
Mas porque o folhetim de Caignet causou tanto impacto?
O Direito de Nascer foi a primeira produção desse tipo a conquistar um público cativo. Dizem que até a utilização da rede sanitária caia durante a sua exibição. Em outras palavras, podemos dizer que foi graças a ela que a telenovela se tornou uma mania nacional.
A audiência foi tão impressionante que todo o elenco percorreu em carro aberto da sede dos Diários Associados até o Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. No Rio de Janeiro, a festa ocorreu no Maracanãzinho.
O Direito de Nascer teve outras duas outras adaptações, a primeira exibida em 1978 pela mesma TV Tupi, com Eva Wilma e Carlos Augusto Strazzer; e em 1997, pelo SBT, com Guilhermina Guinle e Jorge Pontual. Atualmente, a versão do SBT está sendo exibida pela TV Aparecida.
Além da exibição em rádio e TV, a história foi transformada em livro e fotonovela (lembrando que as fotonovelas fizeram muito sucesso durante os anos 60). Matérias sobre o desenrolar da trama e notícias sobre o elenco costumavam ser veiculadas na imprensa, principalmente nas revistas especializadas em celebridades.
Não é difícil entender como O Direito de Nascer influenciou a televisão brasileira. Embora as telenovelas tenham se tornado parte da rotina dos brasileiros, impacto igual só voltaria a se repetir com Beto Rockfeller, em 1969, e Selva de Pedra, em 1972.

Nenhum comentário:

Postar um comentário