13/02/2018

OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA E A PRIMEIRA AVENTURA DE INDIANA JONES


Três personagens marcaram para sempre o ator norte-americano Harrison Ford: Han Solo (Star Wars), Rick Deckard (Blade Runner) e Indiana Jones (Os Caçadores da Arca) perdida. O detalhe é que todos apareceram em mais de uma produção, sendo Os Caçadores da Arca Perdida o filme que teve maior número de sequências.
Em virtude do sucesso de Os Caçadores da Arca Perdida, os produtores lançaram mais três sequências: Indiana Jones e o Templo da Perdição, Indiana Jones e a Última Cruzada e Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal. Espera-se um quinto filme para 2019.
Os Caçadores da Arca Perdida conta a aventura do arqueólogo especializado em relíquias Indiana Jones na busca pela Arca da Aliança. O problema é que os nazistas também estavam atrás da arca, talvez na intenção de aumentar o poder dos seus exércitos. De início, Indiana mostra-se um cético em relação ao poder do objeto, mas muda de ideia quanto testemunha os anjos da morte destruindo os nazistas. Apesar de resgatada pelo herói, a ara acaba num depósito do governo dos Estados Unidos, guardada numa caixa em meio a inúmeras outras parecidas.
Dirigido por Steven Spielberg, Os Caçadores da Arca Perdida tem Harrison Ford, Karen Allen, Paul Freeman e Alfred Molina no elenco. Foi lançado em junho de 1981, com grande êxito nos Estados Unidos. O roteiro foi desenvolvido por George Star Wars Lucas e escrito por Lawrence Kasdan.
Os Caçadores da Arca Perdida tornou-se um grande êxito, atraindo milhões de pessoas aos cinema. Mas não foi apenas isso. Foram lançados álbuns de figurinhas, histórias em quadrinhos e outros produtos sobre o filme, além de bonecos do tipo live action de Indiana Jones. A quadrinização do filme foi lançada pela Marvel Comics, com arte de John Buscema.
Com uma arrecadação de US$ 384 milhões, Os Caçadores da Arca Perdida foi o filme mais lucrativo de 1981. Além de receber elogios rasgados da crítica, acabou sendo indicado a 9 Oscar, ganhando cinco.
Os Caçadores da Arca Perdida estreou no Brasil seis meses depois da primeira exibição nos Estados Unidos (isso era muito comum naquela época). Mas fez por aqui o mesmo sucesso que em qualquer outro lugar. Chegou a ser um dos filmes mais vistos da passagem 1981/1982, mas aí lançaram um filme sobre um extraterrestre perdido na Terra... outro filme de Steven Spielberg. A partir daí, não precisam contar o que aconteceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário