23/04/2018

TEX WILLER, O PERSONAGENS DOS QUADRINHOS DE FAROESTE QUE NUNCA SAI DE MODA



Acredite se quiser, mas os gibis do herói do faroeste Tex Willer são publicados ininterruptamente no Brasil desde 1971. São quase 50 anos de sucesso junto a um público fiel, mas...
Por que resolvemos criar um post sobre Tex num blog sobre modismos e manias do passado? Justamente porque trata-se de um personagem que nunca saiu de moda (e, no que depender dos fãs, não sairá tão cedo).
Tex foi publicado inicialmente pela Editora Vecchi, passando pela Globo e Mythos. Mas quando o personagem foi publicado pela primeira vez no mundo?
As história de Tex surgiram na Itália no formato tirinha em 30 de setembro de 1948. Seus criadores foram Gian Luigi Bonelli e Aurelio Gallepini. As histórias demoravam semanas para serem concluídas, o que gerava uma certa curiosidade do público.
A boa recepção do público incentivou seus criadores a publicarem revistas com história completas, que também fizeram grande sucesso no mercado. Temos que chamar a atenção para o fato de que as histórias possuíam informações ricas sobre a vida no velho oeste norte-americano – inclusive sobre a cultura indígena, vale aqui salientar.
Outro fator de sucesso diz respeito ao caráter do personagem, um homem com forte senso de justiça. Tex não nega ajuda a quem quer que seja para combater as injustiças da terra onde vive. Há ainda a veia humorística, presente em grande parte graças ao personagem Kit Carson, amigo de Tex.
Tex vivia num rancho na fronteira do estado do Texas com o México. Sua vida muda completamente quando seu pai é assassinado por ladrões de gado mexicanos. Sedento de justiça, ele atravessa a fronteira atrás dos assassinos, mas é perseguido pela polícia local. Ao voltar para sua terra, tenta a vida como artista de circo, fazendo números com laços. Mas sua vida muda totalmente quando seu irmão também é assassinado, o que o transforma em justiceiro e aventureiro.
O sucesso no Brasil levou as editoras a publicarem diversas edições especiais e comemorativas do personagem, entre elas o Almanaque Tex.
Ao lado de Zagor e Cavaleiro Solitário, ele se transformou num dos pistoleiros mais famosos dos quadrinhos. A moda dos filmes de faroeste pode ter passado, mas não dos quadrinhos de Tex. Um personagem cuja sobrevivência ainda promete ser longa.

Um comentário:

  1. Tex foi publicado pela 1ª vez no Brasil em 1951, na revista Júnior nº 28 e permaneceu até 1958, só voltando em 1971 com a editora Vecchi

    ResponderExcluir