12/04/2018

RON ELY E O TARZAN QUE CONQUISTOU O PÚBLICO BRASILEIRO


 
Um dos mais populares personagens da cultura pop do século XX foi Tarzan, o homem-macaco criado por Edgar Rice Burroughs. Da literatura, ele saltou para os quadrinhos, desenhos animados, filmes em longa-metragem e séries de TV.
Uma dos mais famosos intérpretes de Tarzan na televisão foi o ator norte-americano Ron Ely. Ele foi escalado para fazer o personagem na série transmitida pela emissora de TV norte-americana NBC durante os anos 1960.
Tarzan estreou em 1966 nos Estados Unidos, permanecendo no ar até 1968. Foram somente duas temporadas com 57 episódios.
Alguns detalhes nessa série chamaram a atenção do fãs do personagem clássico. Em primeiro lugar, Jane não aparece em nenhum momento. Personagens como o garoto Jai e a macaca Cheetah, por sua vez, são presença constante. Outro ponto curioso é que a cena de abertura, em que Tarzan aparece ao lado de uma imensa queda d’água, foi gravada em Foz do Iguaçu, no Brasil. Episódios foram transformados em longa metragens, que foram ao ar durante a exibição da série.
Tarzan conta a história do garoto Earl Greystoke, que perde os pais num acidente de avião e é criado por macacos. Resgatado por familiares, ele acaba sendo enviado a seu país de origem, onde é criado por um cidadão comum. Mas Earl acaba voltando para a selva e seus companheiros animais. Decepcionado com a civilização, ele volta a ser Tarzan.
A série começou a ser exibida no Brasil pela extinta TV Excelsior. Chegou a ser transmitida também pela Globo, Record e, mais tarde, SBT. A acolhida entre os brasileiros foi excepcional, fazendo com que fosse reprisada durante anos seguidos.
O personagem de Edgar Rice Burroughs era ainda bastante popular na época em que o Tarzan de Ely chegou ao Brasil. Além de acompanhar as aventuras do homem-macaco na TV, eles podiam adquirir o velho gibi da EBAL. Brinquedos com Tarzan era ainda bastante vendidos.
Ron Ely não foi o mais famoso Tarzan (o maior foi Johnny Weismuller), mas certamente foi o que marcou a infância de muitos garotos dos anos 60 e 70.

Nenhum comentário:

Postar um comentário